O financiamento coletivo faz cada vez mais sucesso, já que torna possível a realização de projetos ousados ou que não teriam oportunidade de maneiras tradicionais. Ao conversar diretamente com o público específico de interesse, esses projetos ganham uma dimensão mais íntima; o consumidor pode dar sugestões sobre o produto antes que ele seja produzido, há uma motivação a mais com as recompensas ofertadas e, o mais importante, produtor e consumidor estão juntos numa campanha que, sendo bem sucedida, será de benefício para ambos. Essa maneira mais compassiva de criar e oferecer produtos está se abrangendo em várias áreas, e chegou nas editoras.

A Editora Aleph está com um projeto inédito no Catarse: fazer uma edição LINDONA para comemorar os 50 anos do livro 2001: Uma Odisséia no Espaço. O livro, que foi desenvolvido simultaneamente com o roteiro do filme por Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke, trouxe uma quebra de paradigmas na época, e continuar trazendo reflexões até hoje. A ideia da editora para celebrar o percurso dessa obra espacial é um sonho para os fãs do gênero, e é por isso que o projeto depende de nós para sair do papel.

Inviável pelo meio tradicional, esse projeto é exclusivo do Catarse, e não será comercializado após o encerramento da campanha (nem mesmo em feiras intergalácticas). A Aleph, em parceria com o artista e ilustrador João Ruas, focou em três itens para destacar elementos icônicos da narrativa:

A Caixa: é uma releitura do robô sociopata HAL 9000. Com o desenho do osso na parte de trás, constrói um diálogo entre duas ferramentas criadas pela humanidade.

O Livro: é o carro-chefe do projeto e assume a aparência emblemática do monólito. Com um design fora do padrão, o livro será todo preto e em capa dura, seguindo a proporção original do objeto 1:4:9.

A narrativa de Clarke é divida em 6 partes, e cada uma delas receberá uma ilustração exclusiva assinada por João Ruas, sempre em preto e laranja. Assim como em sua edição anterior, o volume irá conter o texto in memoriam de Arthur C. Clarke para Stanley Kubrick, o prefácio do autor à edição do milênio e os contos originais “A Sentinela” e “Encontro ao Alvorecer”, que serviram de base ao livro e ao roteiro do filme.

O Osso: fechando a tríade espacial, é o objeto que marca o encontro entre o homem pré-histórico e o monólito. Para manter o padrão de fidelidade com o filme, o biólogo Adriano Marques analisou o osso das telas e projetou, junto com sua equipe, um modelo. As peças são feitas individualmente e pintadas manualmente. “Assim, adormecida no interior da caixa, esta peça espera ser exposta à luz do alvorecer, ao lado de HAL 9000 e do monólito alienígena.

A campanha no Catarse está na reta final, faltando 15 dias para seu encerramento. O projeto está na modalidade “tudo ou nada”, ou seja, se não bater a meta, todo o dinheiro será devolvido para os donos e a edição não será realizada. O mercado editorial está em crise, e essa é uma forma de inovar e reconstruir o segmento. Ao ser um apoiador, não estaremos somente adquirindo algo que ficará lindo na coleção e encherá o coração de felicidade, mas também abrindo portas para ideias similares ainda melhores.

As recompensas envolvem a edição histórica, pôsters, 3 pins em metal e algumas opções para compra em maior número.Você pode conferir mais informações do projeto e se tornar um apoiador AQUI.

Confira o vídeo promocional: