Keanu Reeves está de volta às telas no suspense de ficção científica Cópias: De Volta à Vida, divulgado pela Paris Filmes, que estreia em 18/04/19. Terá essa produção alguma surpresa reservada para o público ou seria apenas mais uma história que já foi vista diversas vezes? Vamos conferir!

Em um mundo onde a tecnologia aparentemente está muito avançada, William Foster (Keanu Reeves) encabeça um revolucionário projeto que replica as informações de um cérebro – de pessoas recém falecidas – e as transporta para um corpo robótico.

O processo ainda apresenta grave problema de rejeição e avança lentamente, e como não bastasse a pressão dos patrocinadores que exigem resultados imediatos, tragédia: um acidente tira a vida dos familiares do cientista que decide colocar em prática o seu procedimento para dar uma nova vida a seus entes queridos. Para tanto, desta vez serão utilizados clones, que supostamente estariam isentos do problema de rejeição dos robôs. É aí que as cópias começam a fugir do controle.

A premissa do roteiro de Chad St. John não é a das mais originais, e já vimos este conceito aplicado em outras produções do gênero que abordam a responsabilidade do avanço científico, perpetuação da vida e humanização da máquina. Neste ponto a película é competente e respeita todas essas ideias. Entretanto, o diferencial de Cópias é a pura Lei de Murphy aplicada: se alguma coisa puder dar errado ela dará.

O conceito não se trata de um mantra pessimista – ainda que muitos o utilizem assim – mas sim de uma constante no mercado empresarial, e nada mais é que um alerta para que o planejamento de um projeto englobe o máximo possível de cenários e variáveis – justamente o que protagonista do filme não faz.

Nessa história a ciência se apresenta honesta e quase infalível, e os problemas que surgem poderiam ser todos evitados com pensamento crítico, recursos suficientes e tempo hábil… e claramente encabeçados por um gestor habilitado e não alguém que acabou de perder a família.

Cópias: De Volta à Vida, é competente como ficção científica, envolvente como suspense, e ainda um ótimo treinamento corporativo. Uma ótima e interessante surpresa que merece ser conferida, merecendo 3 cookies originais!