Zahira – Um Conto Al-Andalus conta a história de Zahira, a Capitã do exército Nasrida. Personagem fictícia negra, forte e destemida; em sua jornada contra a Reconquista Espanhola no final do século XV.

Confiram um vídeo promocional =)

O projeto é assinado pela ilustradora Bruna Aurélio e pela roteirista Mylle Silva, que elaboraram juntas a história desde o começo. Bruna Aurélio trabalha como ilustradora há aproximadamente 4 anos, produzindo artes para jogos, animações e livros infantis. Mylle Silva é escritora, roteirista e artesã. Dedica-se à escrita desde os 8 anos e, em 2014, lançou seu livro de contos A Sala de Banho, encadernado manualmente por ela. Também participou da coletânea Flupp: Novos Talentos, de 2015 e da exposição itinerante Poesia Agora.

A Mylle é daqui de Curitiba, acompanho ela desde 2005 quando ela tinha recém se formado em jornalismo. Ela trabalha com quadrinhos e participa de eventos na área desde 2013; e também é roteirista e idealizadora da HQ A Samurai, que conta com a participação de 8 novos talentos dos quadrinhos nacionais. A graphic novel, viabilizada através de financiamento coletivo, é uma trilogia e seu segundo volume é A Samurai: Yorimichi. Sua última publicação, o spin-off A Samurai: Primeira Batalha, foi lançado em 2017, na CCXP (SP). Mylle acabou de financiar a HQ Doce Jazz, que hoje está nas mãos da incrível Melissa Garabeli. Em 2017, passou a ministrar oficinas de Escrita Criativa através da Fundação Cultural de Curitiba. Hoje também dá aulas de Roteiro para HQ na Gibiteca de Curitiba e workshops de curta duração em espaços culturais da cidade. Escreve artigos e partilha seu amor pela escrita no site Oficina de Escrita.

Voltando a Zahira, vamos conhecer um pouco mais de sua saga! Em 1491, o Reino de Granada era a última região da Espanha que ainda pertencia aos muçulmanos. No comando do exército Nasrida está Zahira, uma mulher forte que possui um único objetivo: ganhar a guerra dos Reis Católicos. Para isso, ela acreditou que tinha um aliado, o General espanhol Velásquez, que conquistou sua confiança e seu coração se fazendo passar por desertor. Agora que Veslásquez sumiu sem deixar pistas, ela está disposta a encontrá-lo e descobrir o motivo de seu sumiço antes confrontar o exército inimigo. Mas, em seu caminho, ela encontra Samir, um jovem espanhol mentiroso, astuto e perspicaz que parece não se importar com nada além de salvar a própria pele. Juntos, eles desenvolverão os laços de mentora e pupilo, e definirão o final da Guerra de Granada.

Vamos conhecer mais dos personagens?

 Capitã Zahira “Pandora” – é a capitã do exército Nasrida, uma mulher forte e determinada que possui um único objetivo: ganhar a guerra contra os reis católicos. Foi apelidada de “Pandora” por causa do seu temperamento explosivo dentro e fora do campo de batalha – explosões das quais, muitas vezes, ela não se recorda. Segue com orgulho a religião muçulmana e nunca se esquiva de situações que possam coloca-la em risco para defender seus ideais.

Samir – é um malandro que se converteu ao Islã (elche) para escapar da prisão Nasrida. Aparentemente sem nada a perder, ele gasta seu tempo com apostas em jogos de xadrez e bebidas. É engraçado, perspicaz e um ótimo mentiroso, que deixará o leitor sempre em dúvida sobre a veracidade de suas ações. Ao contrário de Zahira, Samir não tem nenhum ideal e pouco se importa com o futuro da guerra. Capaz de esconder até mesmo seu verdadeiro nome, ele se encontra com Zahira após ser capturado por engano no lugar de Velásquez e é obrigado por ela a se juntar ao exército Nasrida para lutar contra a Reconquista.

Velásquez – é um general do exército espanhol que tem um caso com Zahira para conseguir informações sobre as táticas de batalha da capitã. Ele finge ser um desertor da Reconquista e engana Zahira. A história começa quando Velásquez já voltou para o seu exército e Zahira o está procurando. Velásquez é uma mistura de estrategista com conquistador, capaz de baixar a guarda até mesmo de uma mulher forte como Zahira. No entanto, é um grande covarde, sem habilidade alguma para empunhar uma espada. Bonito e com um charme irresistível, derruba corações por onde passa.
Cassandra – é uma dançarina cigana que trabalha como informante do exército espanhol por ser uma ejea (pessoa que pode ir e vir pela fronteira entre a Espanha e Granada). É uma mulher bonita e misteriosa que não mostra exatamente quais são suas intenções quando se aproxima de um lado e do outro da guerra. Ela tenta atrair a atenção de Samir, mas nunca sabe ao certo se obtém sucesso em sua empreitada.

A HQ que está em contagem pelo Catarse terá 40 páginas – das quais 35 serão a história – miolo colorido e formato 15cm x 21cm. A campanha de financiamento coletivo custeará a tiragem de 1000 exemplares e os envios das recompensas; os demais custos ficarão por conta das autoras. O lançamento da publicação acontecerá na CCXP 2018, em São Paulo.

O projeto ficará no ar até o dia 20 de novembro e durante os 40 dias de campanha, as autoras postarão informações, novidades e também algumas páginas da HQ. Para apoiar e garantir seu exemplar, basta clicar no seguinte link!