Gillian Anderson não tem medo de desbravar as novas mídias, e uma de suas últimas “entrevistas” foi feita via Reddit. Os usuários postaram suas próprias perguntas e, embora o conteúdo tenha sido diversificado, o foco ficou na série sci-fi icônica dos anos 90. O episódio mais WTF? A caixa que a deixava quase da mesma altura de David Duchovny? Anderson responde tudo. Então fique confortável, reveja a abertura de Arquivo X e sinta a nostalgia:
Por motivos de gramática ruim ou muita enrolação, eu editei a tradução das perguntas. As respostas, no entanto, seguem como Anderson escreveu.

Qual foi o episódio mais WTF que você fez em Arquivo X?
Um, eu tenho que dizer que na minha memória fraca, aquele que me vem à cabeça é HOME. A ideia de ter uma mãe paraplégica num compartimento em baixo da cama, a qual pode ou não estar fazendo sexo com os seus três filhos trogloditas, é praticamente o mais deturpado que a nossa série já alcançou, eu acho. E daí tinha os bebês enterrados no jardim…

Teve algum momento no qual você percebeu o quanto icônico Arquivo X estava virando, e o quão grande seria?
Eu acho que teve um momento, talvez na 3ª temporada, que começou a cair a ficha. Eu não sei quanto ao icônico, mas eu comecei a perceber que eu precisava me segurar.

A verdade realmente está lá fora?
A verdade está em todos nós, não importa de qual verdade estamos falando. Se é sobre ter integridade na sua vida e estar pronto para admitir erros e dizer a verdade em qualquer circunstancia, ou se é ao tentar encontrar a verdade numa trama política, ou se estamos falando sobre a verdade de ter aliens nesse planeta. Tudo vem do mesmo lugar.

E quanto ao filme de Arquivo X?
Eu diria que tem uma boa chance, pois Chris está no processo de escrever o roteiro. E como em qualquer empenho criativo, ele precisa de tempo e espaço e paciência. E eu não tenho dúvida de que em algum ponto, quando for a hora certa, e ele estiver feliz com o conteúdo, o roteiro verá a luz do dia e esse será o começo.

É verdade que na maioria do tempo enquanto gravava Arquivo X você estava em cima de caixas para ficar na altura do David?
Sim. De fato, em Vancouver eles criaram algo chamado “The Gilly-Board”, que era uma caixa de maçã com rampa (o que normalmente atores usam para ficarem mais altos) para eu poder andar ao lado dele e ficar ao lado dele parecendo que nós tivéssemos aproximadamente a mesma altura. Aparentemente, ela ainda existe e é usada em outras produções, e ainda é chamada de Gilly-Board.

A Scully sempre deveria ser ruiva ou foi por que você era na época?
Eu não era ruiva na época, meu cabelo era meio castanho, e eu fico muito feliz que alguém teve a ideia de adicionar um pouco de cor na minha vida.

Você acha que a sua opinião sobre aliens mudou depois de Arquivo X?
Não, eu sempre acreditei em coisas de natureza paranormal, e eu não acho que isso ficou mais forte por estar envolvido no programa. E eu não acho que tenha ficado mais forte ou fraco a partir de então.

O design das criaturas e dos objetos em Arquivo X sempre foi fantástico. Você pegou alguma coisa legal do set?
Sim. Eu roubei várias coisas. Eu tenho – o que eu tenho? – a tigela do Lazarus. A coisa mais fantástica que eu tenho é a lápide da Scully. Eu tenho a lápide da Scully. Eu tenho pequenas coisas de vários episódios, e eventualmente, uma boa porção provavelmente será leiloada para caridade.

Quando se tem uma série tão popular como essa, alguns geeks tendem a exagerar. Você ainda aprecia a popularidade de Arquivo X ou é mais “Se mais um geek gritar Scully eu vou esfaquear alguém”?
Eu decidi ir em eventos o ano todo para homenagear o aniversário de 20 anos de Arquivo X. E essa é a primeira vez que eu estou gastando esse tipo de tempo falando com os fãs. Tem sido tão fantástico poder agradecer os fãs por terem sido fãs por tanto tempo, e poder conhecer pessoalmente algumas pessoas que nos mantiveram no ar por tanto tempo. E uma das coisas que eu estou achando mais legais são as pessoas que estão trazendo seus filhos – adolescentes – que foram apresentados ao programa agora que eles são grandes o suficiente para serem apresentadas à minha série favorita. E eles podem assistir de novo com seus filhos de 12 anos e ter uma nova experiência, e nós estamos tendo uma nova base de fãs. Eu não posso dizer o quanto animada isso me faz.  E eu não posso esperar para dividir isso com meus filhos – porque acabou de me ocorrer que vai chegar a hora que eles vão chegar e dizer “Ei Mãe, as pessoas ficam nos dizendo de uma série que você fazia, chamada Arquivo alguma coisa – podemos assistir também?” Esse será o dia – e [a série] será emitida na nossa futura sala – nós sentaremos no nosso sofá flutuante, e eu vou passar o piloto na frente do Oscar e Felix.

Arquivo X é excelente, mas eu estou viciado em Hannibal. Você pretende fazer mais episódios? O que acha da série em geral? Como é trabalhar com o Mads Mikkelsen? Vocês dois são ótimos juntos.
Enquanto Hannibal estiver no ar, e até o Hannibal me comer, eu vou continuar fazendo alguns episódios todos os anos. Eu acho que é mais sombrio do que meu estômago aguenta, mas a série tem sua audiência e é tão bem gravada e tem performances tão fenomenais do Mads e Hugh e de toda a equipe que eu estou muito feliz que eles estão recebendo a atenção que merecem. Mads é um ator muito talentoso – é como se ele tivesse suas emoções num compartimento, mas não o tempo todo – quando ele acha que precisa, ele tem tanto acesso à sua vida emocional e é realmente inacreditável. Ele pode fazer tudo somente com seus olhos.

Se você quer saber mais sobre a Gillian Anderson – se ela tem animais de estimação, qual seu doce favorito e mais – leia a conversa na íntegra no Reddit. Você pode acompanhar o trabalho dela em alguns episódios de Hannibal, na série The Fall, que estreia dia 28 de Maio e no filme I’ll Follow You Down, que deve estrear esse ano nos cinemas.