Foi terrível para os fãs Firefly (incluindo o Sheldon) quando a FOX cancelou a série, mas para seu criador, a experiência foi ainda pior. Com a perda prematura de seu projeto, Joss ficou anos sem ter novas idéias. Numa entrevista, Whedon afirmou que a perda de Firefly foi a maior tristeza de toda sua carreira, e que o tornou muito amargo. E como se a perda de esperança não fosse o suficiente, ele ainda perdeu a habilidade de pensar em termos de televisão: “Eu parei de ter idéias, o que é algo extremamente raro para mim”.

Eventualmente, as idéias retornaram e Dollhouse foi ao ar. Mas ainda que renovada para a segunda temporada, a série não sobreviveu mais que isso. Joss diz que ele então passou pelas cinco fases da dor (negação, revolta, barganha, depressão e aceitação), mas que com ele foi praticamente negação, negação, negação, negação, barganha. Ele ainda afirma que durante esse ano ficou se perguntando se sua carreira teria chegado ao fim. “Eles já tiveram o suficiente de mim e é hora de fazer pequeno ou ter uma saída honrosa? Porque eu estou bem com isso. Eu tenho minha família, eu amo escrever e sempre irei escrever. Eles não poder me forçar a parar. Mas, talvez eu não tenha mais uma chance de atingir grandes audiências. Se bem que eu tenho Os Vingadores, então, claramente, eu sou um idiota”.

[Atualização 2012]

Os Vingadores tem a terceira maior bilheteria de todos os tempos”. Vou arriscar um chute e dizer que ainda há esperanças para atingir um grande público…