Admiradores e adeptos da cultura pop do entretenimento como animes, mangás, filmes, séries e HQs são influenciados por estas mídias ao redor do mundo que vão do hobby a forma profissional. E no meio há os cosplayers, que vão além de consumir estas mídia como leitores e expectadores, eles “vestem a camisa”.  Os cosplayers, que são adeptos da Cultura Cosplay confeccionam, vestem, transformam-se em personagens trazendo da mídia ao mundo real figurinos, maquiagens, interpretações; podemos associar às apresentações de teatro. Porém, diferente do teatro no qual normalmente os atores são escalados para interpretar personagens aleatórios pelos quais são contratados, fazer um cosplay é além de escolher o que irá vestir, é personificar a paixão por uma série, saga ou filme que tenha com o expectador uma identificação, admiração e alto valor sentimental. Detalhes que movem criatividade, diversão e paixão com apresentações e grandes concursos, e aí que entra o WCS.

Finalistas do mundo no Japão

O “World Cosplay Summit” teve início em 2003, na cidade de Nagoya no Japão, com o intuito de criar um novo conceito de amizade internacional, usando cosplayers de todo o mundo para um grande evento. Ano após ano, o número de países participantes vem aumentando, e em 2012 o campeonato já contava com mais de 20 países. Cosplayers do mundo todo desejam ganhar sua passagem para a “Terra Sagrada do Cosplay”, como foi apelidada a cidade de Nagoya. O WCS é onde os representantes de cada país apresentam suas melhores performances para determinar quem merece o título de grande campeão. O campeonato não escolhe seu vencedor somente pela qualidade dos figurinos de seus participantes, mas considera pontos importantes como direção de arte e interpretação de cada apresentação. Por esses e tantos outros motivos, o World Cosplay Summit é o sonho de qualquer cosplayer e amante dessa arte.

WCS BRASIL

No Brasil, o World Cosplay Summit (WCS) chegou no ano de 2006, onde 20 duplas de vários lugares do país foram selecionadas para disputar o direito de representar o Brasil na final realizada no Japão. Já em sua primeira participação, o Brasil se consagrou o melhor do mundo na arte do cosplay, e ganhou outras duas edições, em 2008 e 2011. Desde então tem recebido atenção especial de todos os cantos sobre seus adeptos.

Dentre estes adeptos da arte temos Patri Popes (Curitiba/PR) e Jessy Berthi (São José/SC) que foram as vencedoras da seletiva em Maio no evento AniVenture em Santa Catarina. A dupla que leva o nome de “Team Stardust” ganhou a vaga para a final nacional em 2019. As personagens escolhidas foram Gwendolyn (Patri) e Rainha Odette (Jessy) de “Odin Sphere”, um jogo de Playstation 2 que ganhou um remake em 2017 para Playstation 4 – “Odin Sphere Leifthrasir”.

Conversamos com Patri Popes sobre a preparativos e confecção dos cosplays para o WCS, confiram algumas palavras dela:

“A produção dos cosplays foi o mais complicado para nós, pois moramos em estados diferentes. Mesmo assim, sempre viajava para a casa dela, já que não estava trabalhando no momento e tivemos grande apoio de nossos familiares. Quanto a apresentação, a maior dificuldade que tivemos foi com o tempo. Fazer uma boa história com começo, meio e fim e um grande impacto em 2 minutos foi o grande desafio. Fora isso, foi tranquilo, pois descobrimos termos uma boa química representando juntas. Eu senti um pouco de tensão ao participar de um concurso tão grandioso. Saber que irei para São Paulo competir com os melhores do Brasil me enche de determinação. E essa será a segunda vez de Jessy, pois ela já foi finalista em 2016. Agora vamos aguardar próxima etapa, trabalhar mais em nossos cosplays e dar nosso melhor em 2019!”

Confiram o vídeo da apresentação:

E para finalizar a novidade é que Curitiba sediará uma das etapas para o Concurso Mundial no Shinobi Spirit que é um evento de cultura pop que acontece semestralmente na cidade de Curitiba, criado em 2009 e estrategicamente planejado para atender a um nicho cultural que vem crescendo juntamente com o evento. O objetivo desta iniciativa é a livre divulgação e popularização da cultura pop na capital paranaense. (Confiram cobertura da edição de Maio 2018 no seguinte link). O evento, que estará em sua 22ª edição em Outubro sediará uma das etapas do WCS. Quem será a melhor dupla selecionada que representará o Paraná no WCS BRASIL? Já estamos curiosos para ver!


SERVIÇO:

Evento: 22º Shinobi Spirit – SSCWB2018
Data: 6 e 7 de Outubro
Local: Paraná Clube Kennedy
Mais informações: https://www.facebook.com/events/189582401860059/