Atualmente é possível fazer praticamente qualquer coisa pela internet, e o maravilhoso mundo dos seriados não fica de fora. Desde 2004, webséries começaram a ganhar popularidade e, atualmente, é possível encontrar várias no YouTube. Uma dessas webséries (e a minha favorita) é chamada The Guild. Existem vários jogos de RPG online (ou MMORPG: Massive Multiplayer Online Role-Playing Game) que podem ser bem viciantes, como WoW (World of Warcraft), no qual a criadora da série foi uma jogadora assídua durante dois anos. A premissa da websérie saiu desse vício: a vida de seis jogadores do MMORPG The Guild.

Codex, Zaboo, Clara, Bladezz, Vork e Tinkerballa são as personagens da série, ou melhor, são personagens do jogo. Após Zaboo aparecer no apartamento de Codex na realidade, ela é obrigada a lidar com a sua presença, colocando todos os membros do jogo em situações engraçadas. The Guild foi lançado em julho de 2007, e está na sua 3ª temporada. Toda semana, os websódios (episódios de uma web série, normalmente com uma duração de três a oito minutos) são disponíveis no site oficial da série (www.watchtheguild.com), no YouTube, no iTunes e no Xbox Live Marketplace para download. Desde sua estréia, a websérie já ganhou quatro prêmios, sendo três de melhor série e um de melhor produção.

Felicia Day, que é a criadora, escritora e protagonista da série, participou também de outro projeto inédito para internet; um webfilme de curta metragem. Dr. Horrible’s Sing-Along Blog é uma comédia trágica musical, a qual conta a história do doutor em questão (Neil Patrick Harris – How I Met Your Mother) que está apaixonado pela personagem de Felicia. No entanto, ele terá que competir com o super-herói Captain Hammer (Nathan Fillion – Castle, Firefly). O filme foi muito bem recebido e ganhou vários prêmios. Na apresentação do Emmy desse ano (2009), o terrível Dr. Horrible faz uma participação especial (na verdade ele a rouba).

Para promover a 3ª temporada do The Guild, foi feito o clip musical Do You Wanna Date My Avatar. Nele, os atores da websérie estão vestidos como seus personagens do jogo. Felicia Day canta a música criada por ela e Jed Whedon (também ajudou a escrever Dr. Horrible), com várias referências aos MMORPGs. O clip foi um dos vídeos mais baixados do iTunes, virou ringtone (inclusive o meu) e ficou um bom tempo nos Trending Topics do Twitter. Quem possui Twitter, pode acompanhar notícias e atualizações seguindo @theguild, e também a ruiva responsável pelo grande sucesso do programa, @feliciaday.