Em 21/06/19 o mundo gamer recebeu de braços abertos a nova criação da desenvolvedora de softwares Niantic. Trata-se de um jogo baseado no universo de Harry Potter chamado de Wizards Unite, mas você sabia que sua plataforma tem origem em outro jogo? Trata-se do Ingress.
Ingress é um jogo multiplayer massivo online (MMO) de realidade-aumentada baseado em geolocalização desenvolvido pela Niantic, empresa que originalmente fazia parte do Google, responsável por diversos jogos, dentre eles o bem sucedido Pokémon Go.
O jogo foi lançado exclusivamente para dispositivos Android em 15/11/2012 e, posteriormente disponibilizado para plataforma iOS da Apple em 14/07/2014.
A narrativa do jogo nos apresenta uma ideia de conflito ético pelo uso da tecnologia, onde junto com a descoberta do Bóson de Higgs pelos físicos do CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear em 2012 – os cientistas também descobriram que a Terra tem sido semeada com uma nova forma de energia denominada “Matéria Exótica”, ou XM.
Não se sabe ao certo o que esta energia faz, gerando questionamentos sobre a influência desta no comportamento humano, uma vez que a mesma vaza entre dimensões por meio de portais em nosso mundo, tendo esta sido associada com fenômenos misteriosos ou mesmo interferência de raças alienígenas [1].
Dentro do jogo, as reações humanas a esta descoberta se dividem em duas facções opostas: os Iluminados, que lutam e acreditam que a nova energia irá elevar a humanidade e trazê-la ao próximo capítulo da evolução, abraçando-a como algo bom, sendo identificados no jogo pela cor verde; e a Resistência, que acredita que é seu dever proteger a humanidade da ingressão preservando os ideais de liberdade para salvar o que restou da raça humana ante uma fonte de energia não natural, sendo identificados no jogo pela cor azul.
Estas duas facções representam as equipes opostas no jogo e o objetivo dos jogadores é lutar por um planeta em modificação, aumentando sua área de influência de acordo com a motivação de seu time.
Assim, baseado em uma história de ficção científica e uma narrativa contínua e aberta, o objetivo é triangular “portais”, que são áreas reais de importância cultural – como parques, artes públicas e demais locais de interesse – com o GPS para conquistar pontos pelo seus domínios, criando campos de controle virtuais sobre tais locais geográficos.
Em um verdadeiro movimento físico com interação social, uma vez que depende da movimentação dos jogadores, equipes de amigos percorrem juntos as regiões com a ideia de aventura e diversão, o que reforça o espírito da amizade.
Em que pese ter sido lançado em 2012, o Ingress ainda é jogado por muitos, tendo seu sucesso associado a jogabilidade e a saudável competitividade, tornando-se um verdadeiro estilo de vida, pois depende do jogador se mover fisicamente para triangular as áreas. É possível usar veículo de transporte, porém o aumento de velocidade desabilita alguns recursos a fim de estimular a atividade física e uma condução segura, além de, é claro, desencorajar a falsificação de GPS (usar programas para simular a movimentação por GPS).
Todo primeiro sábado do mês acontece o Ingress First Saturday (IFS, Ingress Primeiro Sábado), um evento oficial da Niantic, onde os jogadores das duas equipes cooperam para promover conquistas angariando itens e novos territórios.
Em 06/07/19, a convite dos organizadores do IFS – Curitiba, o Serial Cookies foi dar uma conferida no evento.
O evento aconteceu, conforme escolha da própria Niantic, na Praça Osvaldo Cruz, em frente ao Shopping Curitiba, das 14h00 às 17h00, onde conversamos com os administradores da comunidade em meio ao vento gelado tipicamente de inverno.
Em um descontraído bate papo informal, descobrimos que os jogadores de Ingress costumam acompanhar as notícias e eventos através do Community Ingress, site criado pela Niantic após sua separação como subsidiária da Google, e por meio de grupos pelo Telegram, como o Informes Prime e o Ingress Updates. Da interação promovida por esses eventos e encontros que houve a criação do IFS – Curitiba.
Após 3 horas de intensa correria e disputa por portais, ao final dos eventos, o pessoal do IFS – Curitiba costuma fazer o “after party” em algum local para relaxar e reabastecer as próprias energias, sendo desta vez escolhida a Cooldown E-Sports n’ Burguers, uma hamburgueria que propõe uma experiência completa em entretenimento para amantes e entusiastas de games e E-Sports, apoiadora da comunidade Ingress de Curitiba.
Para aqueles que gostam de games em tempo real baseado em geolocalização, o Ingress se mostra a medida perfeita entre competitividade e coleguismo, estimulando os jogadores a viverem a comunidade do game.
Quebre sua rotina, transforme seus hábitos, vá até os portais e domine a misteriosa energia que envolve o mundo de Ingress!
Post realizado por Dorival Mores e Evaldo Pedroso.
Referências:
Canal Mestre Pokémon GO.