Uma semana depois da aprovação do quarto ano da série, foi anunciado que o criador e showrunner Dan Harmon foi afastado do seu cargo. David Guarascio e Moses Port (Just Shoot Me) entram no programa como os novos showrunners e produtores executivos, enquanto Harmon ficou como consultor. Obviamente, criador não ficou nada feliz com a decisão da empresa e comentou sobre sua nova posição na sua página do Tumblr:

Ser consultor “é uma cláusula de padrão para um criador na minha posição. No entanto, se eu realmente resolver ir até o escritório, eu não teria nenhum poder… Eu estaria “oferecendo” opiniões sobre o roteiro de outras pessoas, sem poder reescrevê-los… sem poder nem dizer se uma piada é engraçada ou chegar perto da ilha de edição”.

Ele ainda afirmou que a Sony Pictures, que produz Community, tomou a decisão sem ter conversado com ele: “Eles literalmente não me ligaram desde a série foi renovada, então a razão da minha substituição claramente não é da minha conta”. Ele continua “E eu meio que nem quero saber as razões deles porque tenho certeza que vão machucar meus sentimentos, ainda mais agora que não posso fazer nada”.

Há boatos que isso teria acontecido devido a inabilidade de Harmon para gestar o programa, mesmo tendo ideias brilhantes para a história. Com novos showrunners, espera-se aumentar a audiência.

O protagonista Joel McHale já havia dito que seria loucura perder a voz de Harmon no programa. Agora ele afirma que a situação parece vaga e estranha, mas que ele espera que funcione. Harmon comenta que é possível fazer Community sem ele, mas que definitivamente não será possível fazer a versão dele.

Será que Community irá funcionar sem a mente de Dan Harmon. E se funcionar, qual será o custo?