Dirigido e roteirizado pelo também protagonista Ben Affleck, A Lei da Noite é um filme sobre mafiosos do crime organizado na década de 1920, após o fim da 1ª Guerra Mundial, passando pelo período da Lei seca americana. A história é uma adaptação do livro “Os filhos da noite” do autor Dennis Lehane (também autor de “Ilha do Medo” e “Sobre Meninos e Lobos“) e ocorre pelo ponto de vista do protagonista Joe Coughlin (Ben Affleck) que após lutar na 1ª Guerra passa a ver a vida uma forma diferente; sem regras, sem leis, sem receber ordens de ninguém. Fatos acontecem que fazem Joe entrar em coma e buscar por vingança o tornam aos poucos um gângster em ascensão mas que no fundo possui um lado bom e até sentimental.

base-fotos-811px01

base-fotos-811px

base-fotos-811px02

A abordagem principal do filme envolve a vida de Joe e uma mistura das máfias Irlandesa e Italiana, e além, resistência cubana; é interessante, alguns momentos até lembram passagens de O Poderoso Chefão, porém há falhas no filme. O roteiro é um pouco arrastado, a história tem um ritmo lento e algumas transições de cena chegam a ser um pouco confusas e repentinas mas não chega a ser um piores filmes do gênero.

base-fotos-811px03

base-fotos-811px_04

Contudo a ambientação anos 20, figurino e acessórios da época estão bem produzidos, especialmente as locações em Tampa, (cidade a oeste da Flórida) oferecem uma boa fotografia e reprodução da época com influência Art Deco. O ar de comicidade fica por conta de Chris Messina com seu personagem Dion Bartolo, parceiro de do personagem de Affleck; repetindo então a dupla de atores depois”Argo“.

base-fotos-811px05
Relembrando que “Argo” também foi dirigido e protagonizado por Ben Affleck & Chris Mesina, além de ter sido o vencedor da categoria Melhor Filme do Oscar em 2013, porém “A Lei da Noite” não possui requisitos para concorrer a estatuetas douradas no ano que vem.

base-fotos-811px06

base-fotos-811px07

Questões interessantes são levantadas na trama com boas intenções para passar lições de vida mas não aprofundadas e o filme fica incompleto. No fim a melhor parte do filme, além da parte de reprodução da época, são  os próprios atores.
Estréia no próximo dia 23 e damos 2 cookies pela produção.
2cookies