Estreando em meio a várias superproduções, A Menina e o Leão pode muito bem passar batido e acabar sendo ignorado pelo público. Entretanto, a produção tem muitos pontos positivos e admiráveis que precisam ser reconhecidos.

O roteiro aborda a vida de uma família britânica, sendo a mãe francesa, que se muda para a África do Sul onde o pai montou uma fazenda de criação de leões. A menina do título, com dificuldade em se adaptar à nova casa, eventualmente faz amizade com um filhote de leão branco, e então passamos a acompanhar 3 anos desta companhia até que o felino se torna adulto e a protagonista descobre a realidade a qual os animais em cativeiro estão inseridos.

A produção não economizou no realismo – o que não falta são animais fofos – e a criança acompanha o crescimento do leãozinho de forma que o filme foi filmado aos poucos durante alguns anos. A África do Sul está lindamente representada com bonitas fotografias, enquanto a parte musical passa uma armação épica em muitos momentos. Também é muito interessante ver tantas nacionalidades e sotaques diferentes atuando juntos, o que torna uma história bastante globalizada.

Infelizmente, também não faltam problemas. A Menina e o Leão, além de denunciar as mazelas da vida animal em cativeiro na África do Sul, não traz nada de novo além do alto valor de produção. Falta muito para se tornar um documentário onde os personagens são dispensáveis, exceto a protagonista. Detalhe para o pai que claramente teve que tomar decisões difíceis, mas o seu drama é muito mal explicado.

Enquanto o filme funciona e conta uma história aceitável, focada na parte emocional, não se pode deixar de notar o protagonismo que reina durante a narrativa. Entendemos que todo animal merece e precisa ser feliz, enquanto nesta película parece que somente o leão branco é merecedor disso e teve diversas oportunidades e tratamento diferenciado dos demais. De fato, o ativismo latente do filme só fala dos leões! Será que o resto da fauna é mais feliz? Claro, o que conta é a mensagem, mas poderia ter sido melhor desenvolvida.

Finalizando, A Menina e o Leão é um filme bonito e bem feito, com uma mensagem importante, e só isso já é suficiente para ser conferido – mas não muito mais do que isso. Merece 2 cookies.