Para quem não conhece – tomara que poucos – Asterix é uma obra que conta as aventuras de uma aldeia de gauleses irredutíveis perante à conquista do Império Romano. Com dezenas de álbuns, a história em quadrinhos francesas é longeva e continua até hoje, gerando também vários filmes e animações – incluindo a mais recente Asterix e o Segredo da Poção Mágica!

O novo longa de animação computadorizada estreia em circuito nacional em 19/09/2019. A animação já tinha sido exibida durante o Festival Varilux de Cinema Francês 2019 que ocorreu em junho e é um filme produzido em 2018. Enquanto temos a venda antecipada para vários filmes com semanas de antecedência, a nova aventura de Asterix segue com pouquíssima divulgação dias antes de sua estreia. Em um mundo onde vários heróis de gibi ganham a maior fanfarra durante o simples anúncio de uma futura série de TV, Asterix deveria merecer um pouco mais de cartaz.

Mas vamos falar das coisas boas: Asterix é um ícone em seu país natal e com inegável popularidade também por aqui. E como não poderia deixar de ser, todos os elementos que tornam suas histórias carismáticas também se encontram no filme: o traço e personalidades dos heróis, as referências atuais adaptadas para o ano 50 A.C., a comédia constante, tudo de bom que faz Asterix estar aqui mais uma vez… é só isso já é suficiente para fazer de Asterix e o Segredo da Poção Mágica um bom e divertido filme!

Vale ressaltar que a diversão que Asterix traz não é vazia e sem conteúdo. É o simples fato dos personagem continuarem na ativa para poder nos fazer refletir. No mundo – oxalá – cada vez mais globalizado de hoje podemos ter fácil acesso a excelente série americana do Netflix O Cristal Encantado – Era da Resistência, enquanto fãs de quadrinhos japoneses acompanham One Piece onde os heróis estão formando uma resistência contra um grande opressor. E não muito longe da comemoração da Independência do Brasil é um momento mais que oportuno para prestigiar a produção francesa de Asterix e o Segredo da Poção Mágica onde os heróis continuam a resistir contra o Império Romano como tem feito há 60 anos.

E se em nossas vidas não temos os vilões que todos esses heróis citados não desistem de enfrentar, com certeza não faltam mazelas para as quais a nossa a força se faz necessária: a resistência contra a ignorância, opressão, injustiça, ganância e derivados é necessária e inevitável – e quanto a isso, somos irredutíveis.

Asterix e o Segredo da Poção Mágica merece um caldeirão de cookies, mas como Obelix prefere javali, merece 4 cookies!