Desnecessário dizer que a Mônica e sua turma dispensam apresentações. Tais personagens não são estranhos para as telas de cinema, na qual tivemos vários filmes desses célebres personagens. Entretanto, em Turma da Mônica: Laços a situação é diferenciada, e temos uma versão com atores reais dando vida às histórias em quadrinhos de Maurício de Souza! 

O roteiro desta versão Live Action – inspirado na graphic novel homônima de Vitor e Lu Cafaggi – gira em torno do sumiço de Floquinho, o cão do Cebolinha. Cabe ao garoto de cabelo espetado reunir a turma – Mônica, Cascão e Magali – para investigar o caso e resgatar o bichinho. Poderia se esperar que um filme da Mônica fosse uma sequência de situações fantasiosas e absurdas acompanhadas por piadas em ritmo incessante – afinal é assim no gibi de banca, animações e em vários filmes – mas não é esse o tom do filme, que se aproxima mais do drama do que da comédia.

Permeado por alguns easter eggs (muito óbvios, exceto um ou outro) e algumas piadinhas, o filme se constitui mesmo é de nostalgia: da felicidade de vermos personagens da infância agora em carne e osso. Felizmente, isso não é tudo. Temos o imenso carisma das crianças que encarnam a turma, aliados a visuais bonitos e coloridos com uma trilha musical que parece ter saído de qualquer outro desenho animado do Maurício.

Mais do que isso, e o que realmente se apresenta como diferencial deste filme, é a profundidade que os protagonistas carregam: caricatos por natureza, aqui são crianças muito mais realistas e plausíveis. Mais complexos do que nunca, os heróis demonstram que são mais do que estamos acostumados. E se passamos toda a infância se divertindo apenas com a versão bidimensional da turma, agora as crianças podem, desde cedo, conhecer a Turma do Mônica de forma plena. Não custa nada os adultos absorverem a mensagem que, por trás das características mais marcantes, toda pessoa carrega uma batalha íntima da qual não fazemos ideia.

Turma da Mônica: Laços, além de um ótimo filme, é testemunho da versatilidade da turma e merece ser conferido. Merece assim, 4 cookies!