Tudo ainda é incrível?

Cinco anos atrás tivemos Uma Aventura Lego (2014), que tudo indicava ser apenas uma grande propaganda dos famosos blocos de montar. Felizmente, o roteiro, com sua temática de que tudo é incrível, se mostrou genial e, após todo esse tempo, surge uma sequência que dificilmente seria tão boa quanto o filme original. Uma Aventura Lego 2 começa imediatamente após os acontecimentos do filme anterior e mostra o que mudou na sociedade dos bonequinhos desde então.

Agora as minifiguras vivem em mundo pós apocalíptico castigado pela constante invasão de alienígenas (representados inicialmente por Lego Duplo e posteriormente Lego Friends, os brinquedos desenvolvidos para crianças novinhas e meninas). A população já não se importa em reconstruir um mundo que logo seria destruído e aceitaram seu destino sem esperança de melhores dias. Exceto Emmet (Chris Pratt), que continua sendo pura inocência e otimismo, mesmo durante o caos. Quem não fica feliz com isso é sua namorada Megaestilo (Elizabeth Banks), que espera uma atitude mais madura do parceiro. A discussão da relação é logo interrompida por uma invasão que sequestra os melhores guerreiros – incluindo o maior de todos, Batman (Will Arnet) – deixando Emmet para trás, já que este não teria nada de especial. Cabe ao nosso herói partir para o resgate com a ajuda de um novo aliado, o “irado” Rex Perigoso (também Chris Pratt), que ensina ao protagonista como se virar nesse perigoso novo mundo.

O visual do filme, se adequando ao roteiro, exibe menos cores na metade do tempo, mas continua dando um show de animação, como a rainha alien que é uma transmorfa feita de pecinhas e muda de aparência a cada 5 segundos. A atenção para os detalhes é enorme e a maioria dos bonequinhos tem um visual envelhecido com pinturas raspadas, afinal, não são brinquedos novos. A parte sonora continua cativante e o filme investe em vários cenários musicais – com os personagens antigos estranhando esse costume que não estava tão presente na aventura anterior. E claro, como em todo filme lego, temos diversas aparições especiais de franquias das mais diversas: Liga da Justiça, Harry Potter, Doctor Who, Mágico de Oz… Até Bill & Ted e Duro de Matar aparecem representados em minifiguras ou são mencionados. Ah, e mesmo não havendo uma cena pós filme, a música que inicia os créditos é absolutamente genial e não pode deixar de ser conferida!

Se o filme anterior trazia uma mensagem de otimismo muito válida para as crianças, desta vez temos uma mensagem muito mais realista: Nada é incrível. A vida vai jogar todos para baixo, a sociedade vai cobrar a perda da inocência e da individualidade, e o mundo estará pronto para nos substituir e desvalorizar nossos feitos. Sim, todo esse drama que vivemos diariamente são vividos pelos brinquedos, mas felizmente nossos protagonistas aprendem a não se entregar ao conformismo, desespero e desistência, cabendo então ao espectador absorver essa mensagem – especialmente as crianças que assistiram o original e agora entram na adolescência tendo que enfrentar o mundo como é de verdade.

Uma Aventura Lego 2 é dirigido por Mike Mitchell, estreando em circuito nacional em 07/02/19 e, subvertendo expectativas, é incrível o bastante para merecer 4 cookies!