Lembram da época antes do universo cinematográfico da Marvel e da trilogia do Batman de Christopher Nolan? Filmes Baseados em HQs tinham um padrão de qualidade um tanto duvidoso graças a uma série de fatores como: Historias mal adaptadas, furos no roteiro, combate pouco elaborado e vilões genéricos. Venom acaba de trazer tudo isso de volta, fazendo-o parecer com um filme de 2007.

[Essa crítica contém leves spoilers]

O primeiro ato do filme é arrastado e pouco inspirado; acompanhamos Eddie Brock (aqui um repórter bem-humorado que tenta fazer o certo através de suas matérias investigativas) lidando com a perda do emprego e da namorada graças a uma tentativa frustrada de denunciar o vilão Carlton Drake, um empresário que não mede esforços para conseguir realizar a sua pesquisa com simbiontes recém descobertos na Terra. Após uma série de acontecimentos, um desses “parasitas” do espaço acaba de encontro com o nosso protagonista, assim se tornando o personagem título desse filme.


O desenvolvimento do longa acontece de forma muito simples e pouco cativante, as cenas de ação são ok, mas nada vai chamar muito a atenção, da mesma maneira que as piadas (sim, esse filme tem bastante se levar em conta a proposta) não funcionam – eu, particularmente, só consegui achar graça de uma – e a trilha sonora apenas está lá por estar. O mesmo vale para a batalha final, que deixa muito a desejar.

Os personagens são todos pouco explorados, talvez o único que se salva é o Venom que até tem o seu carisma, porém o anti-herói cai em contradição várias vezes. Como por exemplo nessas falas: “ Hey! Eu sei tudo sobre você e a sua vida, eu estou na sua mente Eddie ”. Duas cenas depois ao se referir sobre a ex namorada do Eddie: “Quem é essa mulher? Senti seu coração bater mais forte quando falou com ela”.

Esse filme poderia ser muito melhor, mas ao invés disso é apenas uma coletânea de boas ideias mal desenvolvidas. A melhor parte disso tudo foi a segunda cena pós créditos, que é um belo preview de um filme para o qual estou ansioso.

Minha sugestão: economize o seu dinheiro e veja em uma sessão mais barata, caso ainda queira assistir.