Ir para a escola, estudar, aprender, reaprender, são itens fundamentais no crescimento e desenvolvimento do ser humano. Mas vamos ser sinceros… o quanto você realmente aprendeu em período escolar, de assuntos que estão intrínsecos na sua vida e focado em reais resoluções da prática do dia-a-dia? Provavelmente ninguém responderá 100%, e isso deve-se ao estilo tradicional quadrado que a maioria das instituições de ensino seguem. O que é uma pena, pois a escola deveria ser o lugar mais incrível de ir, e não causar dor e sofrimento em determinados momentos. E sim, que todos os estudos fossem fluídos e caminhassem para as habilidades únicas e particularidades que cada pessoa tem.

“As escolas deveriam formar pensadores e não repetidores.”

O Vendedor de Sonhos (2016)

Não é decorando para uma prova, validando um número que se formam seres humanos capazes de realmente solucionar problemas. Além da necessidade de nos métodos tradicionais, rever a desvalorização de disciplinas consideradas extra ou desnecessárias. O estímulo estudantil deveria ser envolvente, não maçante.

“Me diga e eu esquecerei. Me ensine e eu lembrarei. Me envolva e eu aprendo.”

Anne com E – S2E10

A boa notícia é que uma nova perspectiva do assunto já é possível. Em especial, no período de pandemia, estudos em casa e demais situações que o planeta está vivenciando, é mais do que necessário soltar velhos padrões e aderir ao novo, dinâmico e disruptivo. E aí que entra a Eurekando!

“Bem-vindo ao desconhecido!”

A Eurekando é uma escola extracurricular, criada por Anderlin Júnior e Norberto Berti, com o propósito de trazer um sistema de aprendizagem diferenciado voltado a aguçar mentes, trilhando por aprendizagens com o olhar nas profissões do futuro. Tudo de forma divertida, desenvolvendo nos alunos competências voltadas para criar soluções, onde o ser humano está no centro.

Norberto Berti e Anderlin Júnior

Em um mundo mais tecnológico, a maior competência que um SER HUMANO deverá ter é ser humano .

Eurekando
Exemplo de disciplinas abordadas na Eurekando

Na ementa, arte, design, neurociência, tecnologia, matemática, biologia e as demais áreas de conhecimento, são ferramentas utilizadas em sinergia para resolver problemas. É um grande universo de aprendizagem em que cada criança ou jovem escolhe como quer aprender, desenvolvendo projetos com potencial de virar soluções reais. Com estímulos corretos, as habilidades peculiares e especiais de cada pessoa podem ser potencializadas e direcionadas ao futuro e à carreira daquele estudante.

4 pilares são essenciais para a Eurekando:

1 – Missão: Há um propósito.
2 – Amizade: Juntos vamos mais longe.
3 – Paixão: Acreditamos nisso.
4 – Diversão: Nos sentimos felizes com tudo isso.

Uma das partes mais interessantes da didática é o formato interativo e dinâmico, que faz com que o estudante estude em uma espécie de jogo/trilha que inicia desde a escolha do seu avatar (personagem) às recompensas ganhas, conforme vão somando pontos e realizando as tarefas. No ato de estimular de forma lúdica o interesse do estudante, seu imaginário é direcionado a realmente trilhar pelas disciplinas, uma vez que estarão se divertindo. Logo, estarão aprendendo de forma mais eficaz do que uma simples leitura em uma apostila.

Exemplo de alguns personagens

Tudo é possível
As crianças são capazes de solucionar qualquer problema, necessitando apenas dos estímulos, conhecimentos e métodos certos.

Eurekando

Durante o primeiro ano, são trabalhados 9 módulos baseados nos 17 itens da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, a Organização das Nações Unidas. Dentre estes objetivos definitivos pela ONU em 2015, com o intuito de serem implementados até 2030 no planeta, alguns
deles são: erradicar a pobreza, a fome e assegurar educação inclusiva. Além da “Missão Espacial”, no qual o objetivo é organizar um projeto espacial, visando obter o máximo de informações de planetas da via láctea.

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

E a diversão não para por aí! Como sempre falamos e reforçamos aqui no Serial Cookies, muitos dos filmes, séries e demais mídias do entretenimento, trazem em suas entrelinhas algo a mais para ver, uma reflexão, um aprendizado. E por seguramente acreditarmos nisso, e na Eurekando, que juntos lançamos um projeto para complementar o pacote do aluno Eurekando. Este material se chama Sessão Pipoca, e é uma Revista Digital na qual cada volume traz um filme. Curiosidades, contexto, fotos e muitas reflexões a respeito, estimulando e instigando o leitor a pensar, a partir das lições abordadas naquela determinada mídia, sob perspectivas diferentes a respeito do mundo. Além de, é claro, ser uma sugestão de momentos de aprendizagem e diversão em família.

Revista digital – Sessão Pipoca – Vol. 1

A Eurekando tem sede física em Curitiba/PR e em Indaiatuba/SP e atende escolas em todo o Brasil. Com a quarentena o projeto Eurekando Online foi lançado e tem tido um feedback muito positivo tanto dos alunos quanto dos pais, justamente pela sua didática que prende a atenção e o interesse do estudante muito mais do que uma aula em um vídeo comum.

Outra possibilidade fantástica que a Eurekando oferece é a Reinvenção do
papel do Educador.
A mudança não deve ser feita apenas na parte da didática. O aprendizado do futuro também pede um novo comportamento do educador, saindo da zona de conforto do tradicional, explorando outros meios e indo além das apostilas. Há um pacote de 4 missões em que o educador também realiza a sua jornada de preparo profissional no estilo Eurekando.

Exemplo das missões do educador

Se você é um profissional da educação, e/ou tem filhos, sobrinhos, afilhados, alunos, etc, não deixe de contar a eles sobre a Eurekando e incentiva-los a embarcarem nesta jornada do futuro e construir esse novo mundo juntos! Entre em contato e não esqueça de dizer que conheceu pelo Serial Cookies!

>> Serviço Eurekando:

Site: https://www.eurekando.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/eurekandoforkids/
E-mail: eurekandoforkids@gmail.com

Sede Indaiatuba: https://www.instagram.com/eurekandoindaiatuba/
Parque Mall – Piso Térreo – Indaiatuba
(11) 96046-9898

Sede Curitiba: https://www.instagram.com/eurekandocuritiba/
(41) 99241-1942 e por atendimento virtual