Homem-Aranha, Mulher-Maravilha, Loki, Arlequina, Coringa, Hermione, Kylo Ren, Rey, Pennywise, Elsa! O que todos estes icônicos personagens da Cultura Pop têm em comum, além, é claro, de serem amados (ou “temidos”) por milhares de fãs ao redor do planeta? Eles, e muitos outros, estão sempre presentes em concursos de Cosplay! Suas versões na telona ou na telinha, games ou HQs, conquistaram o coração dos cosplayers com seus trajes ora discretos, ora espalhafatosos, mas sempre muito estilosos. É essa admiração que move a arte de adaptar, reproduzir e personificar heróis e vilões com suas vestimentas detalhadas e caprichadas, com direito a máscaras, capas e demais acessórios, “como manda o figurino”!

Pois bem, se você é adepto desta agradabilíssima atividade, ficará feliz em saber que estão abertas as inscrições para o Concurso de Cosplay da I Bienal Literária Geek LGBTI+, que será realizada no Museu Oscar Niemeyer nos dias 06 e 07 de Junho. Tanto as inscrições quanto o comparecimento são gratuitos, e você pode se inscrever até o dia 15 de Abril. Para realizar a inscrição, basta acessar o seguinte link. Todos e todas podem participar, independente do gênero. Crossplayers e Cosplayers terão 1min30seg para realizar a apresentação para os jurados e a plateia. A criatividade, a postura durante a premiação, gesticulação, interpretação no Áudio / Sincronia Labial e a fantasia, serão os pontos a serem avaliados. 

Todas as informações detalhadas sobre as apresentações, os critérios de avaliação e como se inscrever no concurso de Cosplay, além de toda a premiação para os primeiros colocados, você encontra no edital do evento. Outros concursos também estão disponíveis para inscrição. Essas e outras informações você obtém no site oficial da BILGBTI+.

Além do concurso de Cosplay, que sem dúvida vai contagiar o ambiente com os mais diversos personagens da Cultura Pop circulando pelo MON, A I Bienal Literária Geek LGBTI+ contará com muitas outras atrações, feira gastronômica, palestras, peças teatrais, música e as mais variadas atividades culturais relacionadas ao mundo Geek, Literário e LGBTI+, celebrando, enfim, a diversidade e a pluralidade cultural.

Para o coordenador da Bienal, Cristian Abreu de Quevedo, novos mundos são possíveis com o diálogo, a pluralidade e a diversidade. “O diálogo da palavra e das letras da literatura, a pluralidade que encontramos no mundo geek e a aquarela da diversidade da população LGBTI+. Ainda teremos espaço para startups, empresas, ONGs, entidades e a sociedade como um todo para promover uma grande festa de inovação”, afirma.

Vários stands já estão conformados, entre eles os da UFPR, Universidade Positivo, Jogarta Associação, Gibiteca de Curitiba, Livraria Curitiba e Mães Pela Diversidade. E é claro que o stand do Serial Cookies também marcará presença! Portanto, esperamos ver todos vocês lá!

[SERVIÇO]
Evento: I Bienal Literária Geek LGBTI+
Quando: 6 e 7 de junho de 2020
Onde: Museu Oscar Niemeyer – MON (Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba/PR)
Contato: bilgbti@gmail.com ou WhatsApp (41) 98881.9429.