Com o final de Battlestar Galactica, Katee Sackhoff passou algum tempo fazendo apenas participações em séries e emprestando sua voz para animações e jogos. Mas agora a carreira da atriz está em alta, tendo uma personagem de destaque e fixa na série western Longmire e com participações em Oculus (junto com Karen Gillan), Riddick e na versão feminina de Os Mercenários. Em entrevista com o Collider, ela argumentou um pouco sobre as produções.

Riddick é o terceiro filme da saga protagonizado por Vin Diesel, e Sackhoff faz parte da trama como Dahl, uma mercenária alemã de pavio curto. Quando questionada sobre o quanto ela se divertiu no filme, ela admite ser fã da saga desde Eclipse Total (no qual Claudia Black, de Farscape, fez participação), e que ficou pulando e gritando quando ela conseguiu o trabalho. No entanto, como o papel envolve nudez, ela teve que ligar para o pai antes de aceitar: “Eu sempre disse que sei quando fui longe demais porque não vou ser capaz de sentar e assistir com o meu pai. Eu sou uma garota do papai no coração, mesmo que eu esteja nos meus 30 anos. Então eu contei sobre isso e ele disse”Você sabe, eu posso lidar com isso, mas não sei se seu irmão ficará bem. É o Vin Diesel. Não diga não para o Vin Diesel. Só vá fazer o filme”. Então eu liguei para o diretor de volta e disse “Meu pai disse que eu posso tirar minhas roupas””.

Ela ainda não assistiu o filme pronto, mas afirma que ele foi classificado para maiores de 18 anos por causa da linguagem. A produção é cheia de sangue e possui um pouco de nudez, mas não é grande coisa. Ela afirma que seu personagem e o de Matt Nabler falam fuck a cada duas palavras. Então é esse o motivo. Riddick está previsto para 2013.

Aposto que nenhum sci-fi geek havia cogitado que algum dia Starbuck poderia ser a mãe de Amy Pond, mas isso aconteceu em Oculus. “Todos perguntavam “Como isso é possível?”. Mas isso é tão possível quanto Olivia Wilde ser mãe de Justin Timberlake (em O Preço do Amanhã)”. Ela diz que suas cenas com Karen Gillan foram poucas, pois a maioria são flashbacks com a atriz que faz a versão de Karen mais nova. No entanto, as cenas com Karen são diferentes (essa foi a palavra que ela resolveu usar para não dar spoilers do filme). Sackhoff afirma que Karen é mais velha do que ela quando começou em BSG, mas que mesmo assim ela é jovem. “Ajudar a navegá-la por esse mundo foi muito interessante”. As filmagens já terminaram, mas a previsão de lançamento do filme é apenas para 2014.

Sobre Os Mercenários protagonizado apenas por mulheres fodonas, Katee diz ter fé no projeto. O que a mais deixou animada foi saber que o filme não seria um conjunto de modelos de dois metros de altura fingindo ser lutadoras. O elenco será formado mulheres de todos os tipos físicos, lutando com diferentes estilos (seguindo o padrão da franquia). Ela acha que um filme como esse demorou para ser produzido. “Esse ramo é difícil. Pessoas, produtores, estúdios e contabilistas sempre dizem “mulheres não vendem filmes”, ou “essa pessoa não vende para o exterior”, ou “pessoas não querem ver mulheres fazendo isso”. É bom alguém finalmente tentar fazer algo diferente.” Ela continua dizendo que nos últimos anos, as pessoas começaram a apenas reciclar ideias. Mas que há público para novas tentativas. “Esses são os filmes que pegam as pessoas de surpresa”. Até o momento, apenas Sackhoff e Gina Carano (Haywire) estão confirmadas no elenco.

E para quem passou a maior parte de sua carreira interpretando personagens em tramas fantasiosas, Katee diz ser um alívio fazer Vic em Longmire. Ela afirma que essa é a personagem mais real que ela já fez, e que a fragilidade que está em torno de Vic é algo que ela realmente ama. “Eu amo que ela é a personagem mais feminina e mais real que eu já interpretei. Estou ansiosa para voltar a ela porque eu acho que ela é o mais perto de interpretar a mim mesma”. A segunda temporada da série já foi confirmada e começa a ser gravada no meio de Março.

Definitivamente esse é um bom momento para os fãs de Katee Sackhoff. Qual projeto você acha que será o melhor?