Finalmente a saga de Caverna do Dragão teve um fim! Pelo menos no comercial do carro da Renault, extremamente bem produzido e fiel à série de animação muito amada por aqui. Mas excluindo essa propaganda, afinal, nossos heróis tiveram um final feliz? Sim e não.

Comercial da Renault + Caverna do Dragão

O famoso desenho animado conta a história de um grupo de crianças que ao entrarem na atração “Caverna do Dragão”, num parque de diversões, acabam transportadas para um mundo de fantasia medieval onde enfrentam vários perigos em busca do caminho para casa. Infelizmente, nos Estados Unidos onde a série foi produzida, a animação teve problemas e não fez sucesso o bastante para assegurar sua continuidade e foi cancelada antes de ter um final e assim – por muitos anos – nunca soubemos o destino dos heróis.

Felizmente, no mundo globalizado de hoje, o roteiro do final da série foi divulgado para a comunidade de fãs de Dungeons & Dragons, o jogo de Role Playing Game (RPG) em que o desenho se baseou. Anos depois, tivemos uma versão em quadrinhos da aventura que popularizou um pouco mais o final. Apesar disso, por muitos não terem conhecimento do D&D, acreditam no boato de que, na verdade, todos os heróis estão no inferno e nunca saíram de lá. Ui, que coisa medonha!

Dungeons & Dragons teve três versões cinematográficas – ainda que uma feita diretamente para TV – que não são muito conhecidas talvez por se basearem diretamente no jogo e não no desenho. Também teremos um novo filme, agora produzido pela Hasbro, novamente sem nenhuma conexão com a série animada. Como se pode notar, não há muito amor por Caverna do Dragão na TV ou no cinema.

A série aborda heróis vivendo aventuras num mundo de fantasia à parte do mundo real, e é realmente o que temos aqui: enquanto o mundo dá as costas para a franquia, ela vive na lembrança de cada fã até hoje, num mundo alternativo e nostálgico que não depende do sucesso de vendas de brinquedos ou a quem pertencem os direitos autorais. E talvez, esse fosse mesmo o destino de Hank, Eric, Sheila, Presto e Bob: um lugar em nossos corações.