As esperanças já estavam se esgotando, mas finalmente apareceu uma luz no fim do túnel. Depois de 6 anos esperando um final decente para uma das séries mais cativantes, o poder de fazer o filme agora cai nas suas mãos (mais especificamente, seu bolso). Depois de anos dependendo da Warner, o criador Rob Thomas e a atriz Kristen Bell resolveram tomar o projeto da companhia e colocar sua fé nos fãs (tá, a frase ficou meio dramática demais. A verdade é que a Warner vai distribuir o filme se for feito. Basicamente, eles disseram que se o interesse do público for provado, eles estão dentro). O resultado é a campanha no Kickstarter, um site de financiamento coletivo como o Catarse. Se eles conseguirem obter 2 milhões de dólares em 30 dias, o filme será gravado. Se não, será adeus para Neptune para sempre.

Eu não vou nem escrever aqui uma pequena sinopse da série, porque se você não lembra de Veronica Mars, então não vai querer doar nem um centavo. Mas se você lembra muito bem do programa da “jovem espiã”, você está procurando o link da campanha desde que leu kickstarter. Então aqui está: o link para fazer o filme acontecer. Se você tem dúvidas que os atores consigam voltar aos personagens, é só assistir o vídeo de introdução. Em quatro minutos, aquelas emoções fortes que você tinha quanto ao seriado vão voltar rapidamente. As recompensas começam com uma cópia do roteiro em pdf por $10, passam por um pôster do filme autografado pelo elenco por $200 e dois ingressos para a estreia em Los Angeles e para o after-party por $1.000, e vai até uma participação no longa por $10.000. O lado negativo disso tudo é que as recompensas só serão enviadas para os Estados Unidos, então você vai precisar ter um amigo ou conhecido lá para te mandar as coisas depois.

Tudo isso parece bem interessante, mas por que essa notícia está num site sci-fi, você pergunta? Duas razões: 1) Essa notícia é boa demais pra não ser anunciada 2) Se o filme for feito com o financiamento coletivo, isso abre precedentes para muitos projetos! Sabe aquela série que você amava e foi cancelada abruptamente? As chances dela virar um filme/minissérie e dar um bom final para os fãs ficou bem mais fácil. Vai depender somente da boa vontade do elenco, da equipe de produção e dos fãs. Joss Whedon, por exemplo, já disse que nunca desistiu de juntar a gangue de Firefly novamente. E aquele filme de Arquivo X que Chris Carter tanto quer fazer? O financiamento coletivo pode ser a solução.

Considerando que no tempo que eu levei para escrever essa notícia as doações já passaram de um quarto da quantidade pedida, acho muito provável que o projeto seja bem sucedido. Espero que vocês estejam tão animados quanto eu, porque isso significa mais Veronica Mars e um futuro cheio de possibilidades na área do cinema!

[Atualização 28/03/2013]

Agora o Brasil já pode fazer parte da campanha oficialmente! As 9 primeiras recompensas poderão ser enviadas para o país. Tudo o que você deve fazer é adicionar 10 dólares à quantia doada.