Não há uma pessoa que conhecemos que não gostasse da Dona Hermínia Amaral, personagem inspirada em Déa Lúcia, a própria mãe do ator e humorista carioca Paulo Gustavo. Ele nos deixa no dia 04 de Maio de 2021, pouco antes do Dia das Mães, essa comemoração que era tão especial para ele. Paulo, bem como sua mais famosa criação, ambos imensamente queridos pelo público brasileiro, no decorrer da última década tanto fizeram rir mães, pais e filhos, famílias inteiras, com suas hilárias situações vistas nos palcos, na telinha e na telona.

Bastava ver o trailer de um de seus filmes para que as risadas corressem soltas nas salas do cinema, como nós, aqui do Serial Cookies, pudemos constatar. E em 2019, Lulu Gabriella participou da cabine de imprensa de Minha Mãe É Uma Peça 3, que estava prestes a entrar em cartaz. Leia o texto dela sobre o último filme com a Dona Hermínia, que se tornou um dos maiores sucessos de bilheteria de toda a história do cinema nacional. O humor de Paulo Gustavo também era composto por vários outros personagens que criou, e que igualmente se espalharam pelo Teatro, TV e Cinema. Sua arte conquistou o Brasil.

Em tempos de tanta polaridade e intolerância, ele se apresentava como um legítimo cidadão que acreditava em seus ideais de igualdade, e os defendia, sem jamais abandonar o bom humor. Como ele sempre dizia: “Rir é um ato de resistência.” Seu estilo irreverente, com falas rápidas e espontâneas, somadas a gestos cotidianos tão naturais, eram a cara do povo brasileiro, que sente imensamente essa perca precoce.

Foram cerca de 20 anos de carreira, nos quais Paulo Gustavo sempre despertava risos agradabilíssimos a quem o assistia. Seguem abaixo apenas alguns de seus trabalhos, filmes recheados de humor da melhor qualidade, o humor feito com amor.

2013 – Minha Mãe É Uma Peça: O Filme
2014 – Os Homens São de Marte… E É Pra Lá Que Eu Vou
2015 – Vai Que Cola: O Filme
2016 – Minha Mãe É Uma Peça 2
2018 – Minha Vida Em Marte
2019 – Minha Mãe É Uma Peça 3
2020 – 220 Volts: O Filme

Paulo Gustavo agora está em um outro plano de existência, mas a sua arte continua entre nós. E não temos dúvidas de que ele quer que todos nós nos lembremos dele sempre com um sorriso no rosto.

Ele ainda nos deixa mais um lindo ensinamento que vale muito a pena praticar: “Diga o quanto você ama a quem você ama. Amar é ação. Amar é arte.”