A literatura dos gêneros sci-fi e fantasia ganhou um novo escritor, o paranaense Adilço Bortoncello que, em seu primeiro livro, Thomas Lander: Crise Na Prisão Sombria, já estabeleceu um universo diferente e repleto de elementos para se expandir.

Na história, Terradohr é uma realidade paralela à Terra, e os Anciães são seres telepatas que observam o Universo há muito tempo, tendo acompanhado a evolução do nosso planeta desde os seus primórdios. Com o passar das eras, eles salvaram da extinção as mais diversas criaturas mitológicas e fantásticas, mantendo-as em Terradohr. Lá estão, portanto, organizados por setores, desde dinossauros, dragões, trolls, centauros, ninfas, fadas, sereias, amazonas, duendes e gnomos, até seres de outros planetas e de outras dimensões! Todos vivendo pacificamente, exceto… as criaturas perigosas para os demais seres vivos, devido à sua natureza perversa. Esses ficam enclausurados no Setor Ômega, mais precisamente, na Prisão Sombria, guardada por Gigantes de Gelo. Porém, mesmo assim, ocorre uma terrível rebelião, e os seres mais nefastos da galáxia… estão soltos.

Diante dessa crise, todos se voltam para a profecia que diz que, quando o mal ameaçar o equilíbrio com o bem, o Escudo Golir, localizado na Escola de Cadetes de Terradohr, irá sair de seu lugar, flutuar, e se posicionar acima do aluno cujas virtudes o tornarão apto para ser O Escolhido, que passará a ser conhecido por todos como o Vigilante Alfa. Isso acontece, e tal aluno é o jovem Thomas, órfão, de apenas 15 anos, para espanto de todos, inclusive dos fortões do último ano da Escola, prestes a se formarem. É que Thomas tem integridade, altruísmo e nobreza genuínos, qualidades somadas que o escudo mágico não encontrou em nenhum de seus colegas mais velhos. Salvo algumas pouquíssimas exceções, o rapaz é amplamente apoiado por todos da escola, inclusive pela Diretora Numaldore, e deverá, então, partir para sua difícil, ainda que honrosa, missão, conter a crise na Prisão Sombria. Afinal, agora ele é o protetor, não apenas de Terradohr, mas também da Terra!

Thomas passa a dispor dos mais diversos utensílios que seu escudo mágico faz surgir, como o Boné da Camuflagem, que o deixa invisível. O escudo, por sua vez, além de falar e lhe dar sábios conselhos, pode se posicionar a seus pés para que, nele, o rapaz alce voo. Seu estiloso traje de batalha azul, incluindo o capacete que cobre todo o rosto, também é gerado automaticamente pelo “escudo de utilidades”! Vale lembrar ainda que os soldados das Forças Especiais, sob o comando do General Ronald, também dispõem de escudos com recursos similares e, tendo Thomas como líder de campo, revestem-se do mais nobre ímpeto de combate. À medida que a trama evolui, vamos conhecendo seus personagens mais exóticos, entre eles o Ancião Alfa Adam, presidente de Terradohr; os Greys, raça de ETs maléficos, pequenos, cinzentos e de olhos esbugalhados; Damian Von Dark, um vampiro do bem; Darcbahs, criatura repugnante, um gigante com seis braços, seis olhos e um enorme desejo de vingança contra aqueles que o prenderam; e a jovem e bela Anna, que Thomas conhece em Elfópolis, a cidade dos elfos.

Como deu para perceber, a trama é extensa, permitindo um grande exercício de imaginação por parte do leitor que, fisgado pela história, poderá viajar por essa realidade paralela, onde as batalhas se sucedem quase que ininterruptamente, não dando descanso para os personagens. O ritmo é dinâmico, com as sucessivas batalhas e reviravoltas, similar à uma série de ação que te deixa na expectativa para o próximo episódio, até o desfecho.   

Thomas Lander: Crise Na Prisão Sombria é o primeiro volume da Coleção Heróis do Terradohr, cujo segundo também já está à venda, Thomas Lander: e a Esfera Colossal.

Você pode adquiri-los pelo site oficial da Editora CRV. O Serial Cookies entrevistou o escritor Adilço Bortoncello, na ocasião do lançamento do livro na Livrarias Curitiba, e você pode ver esta entrevista no vídeo abaixo:

A ilustração e layout da capa do livro foi concebida por uma talentosa designer gráfica, chamada Luiza Johnson, e eu tenho a impressão de que vocês, leitores do Serial Cookies, já a conhecem de algum lugar…

Confira também o instagram do escritor – https://www.instagram.com/escritoradilcobortoncello/ – e embarque nessa ficção científica heroica regada a altas doses de ação, aventura e fantasia, que soube referenciar inteligentemente diversas histórias da cultura pop que fazem parte da nossa vida, ampliando ainda mais os horizontes da nossa imaginação para um conceito novo e abrangente, ambientado em uma realidade… de outra dimensão!

Thomas Lander: Crise Na Prisão Sombria. 2017, 300 pág. Autor: Adilço Bortoncello. Editora CRV. Gênero: Ficção Científica/Fantasia.