A Ascensão do Governador é o primeiro livro de The Walking Dead com uma história dentro desse universo, escrito por Robert Kirkman e Jay Bonansinga. Ele serve como spin off da série e dos quadrinhos, contando como nasceu o infame personagem do Governador. Com um texto que flui e adjetivos em massa para lhe deixar enojado, o livro é daqueles que, quando você começa a ler, não consegue mais parar.

A trama é sobre um grupo que luta pela sua sobrevivência, formado por Philip Blake, sua filha Penny, seu irmão Brian e seus amigos Bobby Marsh e Nick Parsons. O livro começa com o grupo numa casa de luxo na parte rural da Georgia, e eles seguem até Atlanta para procurar pelos campos de refugiados. Um aspecto interessante da obra é que a história começa três dias após o surto, o que oferece uma visão nova para o público. Na série e na HQ, descobrimos esse novo mundo pelos olhos de Rick, quando os zumbis já tomaram conta de tudo. Os personagens do livro estão aprendendo a lidar com essas criaturas, sempre se perguntando como a transformação ocorre, por que e quanto tempo irá durar.

Os adjetivos usados pelos autores tornam a trama muito mais real, trazendo o leitor para dentro do livro. O suspense sempre cresce ao virar as páginas, e ato de matar um zumbi ganha um novo conceito. Sendo retratado meticulosamente, é descrito cada barulho, texturas corporais e, principalmente, o cheiro. Esse é outro aspecto explorado durante todo o livro. No seriado, só lembramos do mal cheiro que existe quando alguém faz uma careta ao entrar num lugar fechado. Aqui, somos lembrados o tempo inteiro dos corpos em decomposição, da comida estragada, do mofo, do lixo e dos dejetos humanos. Assim, somos submergidos num mundo muito mais horripilante e tenebroso formado em nosso cérebro do que as imagens dos quadrinhos e as cenas da televisão podem passar.

Se você acha que o grupo de Rick passou por mau bocados, vai se surpreender com a história. Essas pessoas constroem um lugar estável e perdem tudo várias vezes por diferentes razões, se deparam com situações que pedem atos deploráveis e são forçadas a viver de um jeito que pessoa alguma merece. Dessa maneira, quando chegamos ao final do texto e a figura do Governador é formada, as ações mostradas nas HQs são  quase  compreensíveis. É possível, no mínimo, entender a razão (ou a falta de) do comportamento do personagem. The Walking Dead: A Ascensão do Governador junta tudo que amamos nas outras criações de Kirkman, e adiciona um realismo emocional capaz de criar uma nova experiência.

Além de contar a história do Governador, o texto também explica como a placa “ALL DEAD DO NOT ENTER” foi parar no conjunto habitacional que Andrea e Shane visitaram na segunda temporada. O livro foi lançado dia 11 de Outubro de 2011 e será seguido por The Walking Dead: A Estrada para Woodbury, previsto para dia 16 de Outubro de 2012 nos EUA e para o começo de 2013 no Brasil. Ele é distribuído pela editora Galera e pode ser encontrado em quase todas as livrarias.