Comida. Um leve sorriso se abre apenas ao ouvir essa palavra. É um item básico para nossa sobrevivência, grande parte das nossas interações sociais fazem uso dela e é reconfortante depois daquele dia cansativo. Com um modo de vida mais ágil, prático e tecnológico, a sociedade requer um acesso a comida dessa mesma forma. Atender a essa demanda é uma grande oportunidade e necessidade. O delivery começou aos poucos, testando seu público e vendo que essa poderia ser uma relação simbiótica. Atualmente, seu mercado é gigante.

Lembro que há MUITOS anos, minha mãe viajou e eu fiquei sozinha em casa. Não sei como, fiquei sabendo que o Kharina estava oferecendo um serviço de entrega de comida em domicílio. Como uma jovem garota que adorava (e continua adorando) experienciar e curtir a própria casa, resolvi testar essa coisa inovadora com o dinheiro deixado pela minha mãe para alimentação. Depois de um longo telefonema (transferido para uma área especial) e de uma longa espera, meu pedido chegou NA PORTA DE CASA. Nem me importei com o tempo, fiquei abismada que poderia comer meu prato favorito do lugar na minha própria casa e que trouxeram ele até mim. Sentei no sofá, liguei meu VHS com um filme obscuro do Jackie Chan (na época eu treinava Kung Fu e ele era meu ídolo) e me deliciei com a comida. Como vocês podem perceber, foi um dia glorioso que ficou na minha memória. Avançamos alguns anos, e o Kharina não faz mais entregas, prefiro assistir coisas da Tina Fey e o delivery virou algo cotidiano. E, como algo que foi implementado na rotina de muitas pessoas, o delivery deve estar sempre evoluindo.

O iFood foi uma revolução na área da entrega de alimentos a domicílio por extinguir a necessidade do telefonema e reunir em uma única plataforma a grande maioria de estabelecimentos que oferece esse tipo de serviço para o seu endereço. Ele também tornou mais eficiente essa prática ao oferecer facilmente o cardápio do lugar, seus preços, a taxa do serviço e opções de pagamento. Agora, o SpoonRocket e o UberEATS vão além. Como grande apreciadora do delivery e da tecnologia, vou te contar a inovação que eles trazem e minha experiência com seus aplicativos.

SpoonRocket

No começo do ano passado, o grupo iFood comprou a tecnologia SpoonRocket de uma startup norte-americana. Essa tecnologia de entrega rápida não só corresponde a uma plataforma unificadora de locais, mas também cuida de todo o processo que envolve o delivery. É a empresa que faz a logística de entrega, o suprimento de embalagens adequadas, auxilia como deve ser feito o preparo do prato e até mesmo fornece fotógrafos profissionais para que as imagens do aplicativo sigam um padrão e valorizem os alimentos.

Isso faz com que o estabelecimento só tenha que se preocupar em preparar suas especialidades da melhor maneira e que as entregas sigam um padrão de qualidade. Como todos os entregadores fazem parte da mesma empresa, isso possibilitou que as entregas sejam equipadas com GPS. O aplicativo te informa quando o pedido está sendo preparado, quando sai para entrega e quantos minutos deve levar para chegar em sua casa. Outro aspecto legal desse sistema é que ele torna viável o delivery de locais que não possuíam sistema próprio para entrega, seja um negócio pequeno ou mesmo os grandes. Por isso há algumas opções que não estão em outros aplicativos.

E, um dos atrativos mais importantes, é que eles oferecem frete GRÁTIS!

Aqui em casa, o delivery ajuda muito. Já que não cozinhamos todos os dias, aproveitamos o serviço (às vezes) durante a semana com pedidos mais light e fitness e (quase sempre) nas sextas-feiras com aquele pedido delícia/calórico que, muitas vezes, aproveitamos na maior parte do fim de semana. Além do aplicativo ser muito chamativo pelo frete grátis, o que mais funciona para mim é o rastreamento por GPS. Moro nos fundos do terreno, então muitas vezes não consigo escutar a campainha, muito menos a buzina da moto. Normalmente, precisava ficar mais próxima do portão sem saber quanto tempo levaria para o pedido chegar. Já aconteceu também da entrega chegar rápido e a empresa nos telefonar avisando que o motoboy estava na frente de casa (pra mim era ótimo, mas o coitado do motoboy ficava vários minutos esperando). Então essa resolução foi perfeita para mim.

Outros benefícios são que o tempo de entrega realmente é menor que o normal do iFood (demora menos que o indicado) e que nunca recebi comida mal embalada ou vazando. Embora não tenha notado um padrão nas embalagens (já recebi o mesmo pedido em plásticos de qualidade que pude, inclusive, reutilizar e em recipientes de isopor), a comida sempre chega bem armazenada. O único problema que vejo são as poucas opções para a minha região de Curitiba (deve haver disponível, no geral, cerca de 50 locais. No entanto, dos que conheço e normalmente peço, são no máximo 5).

UberEATS

Tá aí uma sacada de gênio. O UberEATS usa o mesmo sistema utilizado em seu serviço de transporte de passageiros, apenas com algumas mudanças. Para o cliente, é necessário apenas baixar o aplicativo do UberEATS (diferente do Uber normal), selecionar seu pedido como em qualquer outro lugar e depois receber um status atualizado em tempo real do seu pedido. Logo que seu pedido é pego no estabelecimento, você acompanha seu trajeto assim como quando pede um Uber. Você recebe um tempo estimado no inicio do processo, que pode aumentar ou diminuir dependendo do número de pedidos que o restaurante está fazendo e do trânsito. No entanto, o aplicativo promete um tempo máximo de mais ou menos 40 minutos.

Para os motoristas, significa mais uma opção para a sua renda extra. No lugar de apenas aceitar corridas de passageiros, eles podem aceitar também esses pedidos de entrega. Ao aceitar, eles devem ir até o estabelecimento, pegar o pedido e levar até o local de entrega. Esse modo também abriu a possibilidade para pessoas de bicicleta e moto poderem se inscrever e obter esse dinheiro a mais (em tempos de crise, tudo conta).

Assim como o SpoonRocket, o serviço possibilita o delivery para estabelecimentos que não tinham essa opção, embora (de acordo com a minha pesquisa) não forneçam a embalagem para viagem (apenas uma sacola em que o pedido é colocado embalado dentro). O fotógrafo profissional também é oferecido, e a taxa de entrega é fixa, de R$ 7,90. O diferencial do aplicativo é que é possível agendar seu pedido, algo que nunca vi em outros lugares.

O UberEATS foi lançado em Curitiba há poucos dias, na quinta-feira (14). Aproveitei a promoção de estreia que envolvia vários restaurantes oferecendo pratos com vina por 15 reais e frete grátis com um código. O aplicativo funcionou perfeitamente para mim novamente pelo sistema de rastreamento e, diferente do SpoonRocket, o tempo de preparo do alimento também é atualizado em tempo real. Acredito que por ser o lançamento do serviço e pela promoção, a entrega demorou mais que o previsto (que era de 30–40 minutos, mas demorou 50). Meu entregador foi o Guilherme, que veio de bicicleta e era seu primeiro dia. Seu GPS indicou que minha casa era algumas quadras para baixo, e ele veio andando até achar o número correto (isso também fez com que o tempo de entrega aumentasse, mas aposto que o Guilherme já pegou o jeito da coisa).

Como o serviço é recente e eu só o usei dessa vez, não sei avaliar se os tempos de entrega seguem sua previsão, se a comida chega bem embalada (meu molho vazou dentro da sacola plástica) ou a quantidade de estabelecimentos credenciados. Mas, apesar de tudo, tive uma boa experiência, e com certeza irei usar outras vezes.

Em uma sociedade em constante evolução, os serviços que fazem parte dela também devem evoluir. Essas duas empresas trouxeram grandes inovações para o segmento de delivery, tornando mais prática sua utilização. Embora eu fique feliz com esse desenvolvimento, há algo que me preocupa e incomoda nessa área: a falta de sustentabilidade. Você recebe sacolas plásticas, sacolas de papel, talheres de plástico, embalagens de plástico/isopor/alumínio, canudo e guardanapo embalados em plástico e pequenos envelopes de molhos e temperos. Sempre procuro diminuir a quantidade de lixo gerada por mim no cotidiano, mas não tem muito o que fazer quando se pede um delivery. Ainda não encontrei soluções para isso, mas vou continuar na busca (se você tiver dicas e ideias, comenta aí!). E vamos melhorando e encontrando soluções aos poucos. Baby steps.

Sobre o Vivendo a Disrupção: A forma como percebemos a vida e de como podemos aproveitá-la da melhor maneira possível está em mudança o tempo todo. Nossa realidade está sendo transformada radicalmente, e nós temos o privilégio de vivenciar esse momento. Vamos explorar juntos o que existe além do status quo.