Em 2008, Joss Whedon (Buffy/Angel, Firefly, Dollhouse) foi a mente por trás de um projeto inédito para internet: o webfilme Dr. Horrible’s Sing-Along Blog. Durante a greve dos roteristas, Whedon, seus irmãos e a atriz Maurissa Tanchroen resolveram criar algo diferente e barato, mas que fosse produzido profissionalmente. Isso resultou num musical tragicômico em que o protagonista é um cientista (tentando ser) maléfico que possui um blog, divulgado em três atos online, totalizando em 42 minutos.
Além dos aspectos técnicos, o que tornou Dr. Horrible uma grande sensação foram os atores envolvidos. O personagem principal é interpretado por Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother), o doutor em questão. Seu grande inimigo é Captain Hammer, o herói clichê interpretado por Nathan Fillion (Castle, Firefly). Ambos gostam de Penny (Felicia Day – Dollhouse, The Guild) e o objetivo era conquistá-la. Quem até aparece em segundo plano é Simon Helberg (The Big Bang Theory) que, assim como os outros, canta surpreendemente bem. O filme foi aclamado pelos internautas e pela crítica, fazendo com que ganhasse vários prêmios e garantindo até uma participação/interrupção no Emmy de 2009, apresentado por Harris.
Whedon já havia afirmado que gostaria de realizar uma sequência, mas foi somente essa semana que a ideia se tornou realmente sólida para os fãs. Em uma conversa com o New York Times, ele revelou que as músicas para a nova versão estão praticamente prontas e que a estrutura do segmento já está montada. O problema é que, no momento, todos os atores estão trabalhando em outros projetos. No entanto, é só uma questão de tempo para que a equipe se junte novamente. Até que o novo filme seja concluído, você pode comprar o conteúdo pelo iTunes ou o DVD/Blu-Ray pela loja online Amazon.