Katniss Everdeen é Agente Secreta da Rússial atual em meio a burocracias, torturas e “jogo duplo” como uma boa edição dos Jogos Vorazes. Brincadeiras a parte o filme Operação Red Sparrow além de Jennifer Lawrence como protagonista é dirigido por Francis Lawrence, responsável pelos últimos três filmes da saga de Suzanne Collins e o roteiro é de Justin Haythe. E Francis não é o único profissional envolvido com Jogos Vorazes presente na obra; o compositor James Newton Howard, que também assina as trilhas sonoras de Fantastic Beasts and Where to Find Them (2016), Uma Linda Mulher (1990), Diamantes de Sangue (2006), Batman Begins (2005), The Dark Knight (2008), dentre outros, e agora responsável pela trilha de Operação Red Sparrow.

E aproveitando a ligação com Batman, o ator Jeremy Irons, que em Batman vs Superman & Liga da Justiça, interpreta o famoso Mordomo Alfred (que trabalha muito mais como especialista em tecnologia) faz parte do elenco e seu papel é decisivo para a trama. Não vamos falar muito a respeito para não estragar a surpresa.

Alfred x Korchnoi

O filme começa mostrando o dia a dia de Dominika Egorova, dançarina solista, cuidando da mãe doente e em uma peça da aclamada instituição e símbolo da Rússia, o Ballet Bolshoi (as cenas foram feitas pela bailarina Isabella Boylston que por sinal merece destaque pelo belos passos de dança executados).



Porém logo no início percebemos algo nada glamouroso, como o possível assédio as artistas do elenco. O que está, infelizmente, páreo com a realidade, pois ao longo do tempo o Bolshoi possui uma lista de inúmeras polêmicas como crimes artísticos, intrigas, acusações de assédios a solistas, ataques, agressões dentre outras. Vejam um compilado de escândalos envolvendo o Bolshoi, retirado da Revista Istoé:

Após o acidente o Tio de Dominika, Vanya Egorov (Matthias Schoenaerts) que trabalha para a SRV – Serviço de inteligência Russa oferece ajuda, subornando com um áudio mostrando que o acidente foi sabotagem do ex-colega de dança que agora estrela aos palcos com a namorada que substituiu Dominika. Uma vez que esta não pode mais dançar, o Bolshoi retira toda ajuda financeira e apoio saúde para sua mãe; muito a contra gosto, ela vai atrás da ajuda do tio que a envia para uma missão teste na qual o resultado coloca a personagem em uma escolha: morrer ou virar uma Sparrow. Na sequência ela é enviada para o treinamento para se tornar uma Sparrow (ao estilo da personagem da Marvel Viúva Negra).

Durante o treinamento, contra a sua vontade, Dominika em meio a pressão e humilhações, luta para manter o senso de si mesma e a cabeça no lugar. No treinamento desumando, onde ensinam os Sparows a fazerem de seus corpos uma arma para fins de espionagem, “blindem-se sob o que acham repugnante” é uma das lições. Durante as primeiras aulas mencionam que a Guerra Fria para os instrutores, o governo e a SRV não acabou (Guerra Fria: período histórico relacionado aos conflitos de estratégias entre União Soviética e Estados Unidos de 1945 a 1991 com o fim da União Soviética).

Ao sair em missão o alvo de Dominika é Nate Nash (Joel Edgerton), um oficial da CIA que trabalha diretamente com um infiltrado da SRV; e a tarefa dela é saber quem é este agente duplo. Porém com o decorrer das investigações Nate recruta Dominika para ela também ser uma agente dupla, ao perceber que a própria tem procurado meios de de “se libertar” da SRV. Operações que ameaçam suas carreiras levam Dominika a extrema tortura. Cenas fortes, pesadas, dolorosas.

Quanto a fotografia, há cenas muito bonitas como durante o teatro e cenários externos como Viena. Na paleta de cores vemos muito preto & branco, cinza e vermelho (ao estilo da maioria das peças gráficas russas). O Vermelho está em grande destaque em trajes belíssimos do figurino de Jennifer Lawrence em momentos chave da trama, e o conjunto traje, cabelo e maquiagem na cena do teatro inclusive lembra um pouco o cabelo e maquiagem da Katniss noiva em Jogos Vorazes: Em Chamas, o que pode ter sido uma influência do Diretor Francis Lawrence. E falando em Jennifer Lawrence, ela surpreende mais um vez em um papel que foge completamente do estilo de suas personagens anteriores, e tão complexa quanto em Mãe (Confira crítica nesse link), tanto nas cenas que exigiram sotaque russo quanto nas de nudez ela demonstra perfeito profissionalismo e entrega total à personagem, o que também não é novidade em se tratando da J-Law!



Katniss Noiva x Dominika Bailarina


O filme é cheio de reviravoltas, o roteiro em determinados momentos acaba sendo um pouco arrastado, e cenas fortes de tortura e agressões físicas e psicológicas e deixa questionamentos importantes:

Até que ponto vale a pena uma dor física e uma agressão psicológica pelo glamour de um collant brilhante e uma sapatilha de ponta?
Assim como ter um vestido bonito, um evento social se não há felicidade?
Até que ponto nos submetemos a assédios, humilhações e ideologias políticas em prol da sobrevivência?
Até quanto somos obrigados a nos sujeitar a torturas em troca de um apoio de saúde/doença?
Até que ponto perdemos a nossa humanidade perante ao glamour de títulos, medalhas, certificados?

Há muito o que refletir e ainda relembrar dos conflitos mundiais, guerras e assuntos desagradáveis mas necessários a serem pensado.

Operação Red Sparrow foi baseado no livro de mesmo nome ( com o título de “Roleta Russa” em publicações anteriores) do autor Jason Matthews (ex-oficial da CIA) com data de lançamento prevista no Brasil 10 de Março e o filme, distribuído pela Fox Film, estréia dia 1ª do mesmo mês. A censurá é 18 anos e é muito mais um filme de tensão psicológica e espionagem com cenas sensuais, do que de apenas de ação como é passado no trailer.
3 cookies pela obra.