Homem-Aranha: No Aranhaverso é um filme de animação norte-americano, baseado nas histórias em quadrinhos do personagem Miles Morales, produzido pela Columbia Pictures e Sony Pictures Animation em associação com a Marvel Entertainment e distribuído pela Sony Pictures Releasing.

É uma aposta arriscada da Sony Pictures em renovar a imagem do cabeça de teia nos cinemas, mas podem ficar tranquilos que eles acertaram em cheio! Nós fomos presenteados com uma das melhores animações do ano e sem dúvida o melhor filme do Homem-Aranha!

A trama se inicia contando a vida do personagem Miles Morales, adaptando-se a uma nova rotina em uma escola particular, o que não dura muito tempo, pois o protagonista acaba se envolvendo por acidente com várias versões dimensionais de Homems-Aranhas, o então “Aranhaverso”, que vieram parar em sua cidade graças a um problema causado pelo Rei do Crime.

O enredo é direto e sem enrolação, trazendo um bom envolvimento dos personagens e boa mistura de personalidades. As outras versões do herói são bem inusitadas e trazem situações únicas. É visível que o estúdio se preocupou muito em dar singularidade para cada herói. É muito interessante ver o desenvolvimento de Miles em meio a toda essa situação.

O clima é muito bem dosado. Cenas de tensão intercalam bem com piadas e cada uma tem o seu momento certo. Admito que fiquei chocado com certos acontecimentos e dei muitas risadas em outros.

Inúmeras referências e easter eggs foram colocados na trama. Muitas delas vindo diretamente da trilogia de Sam Raimi. O filme traz um sentimento semelhante ao entregue na aventura da DC Lego Batman.

O visual é extremamente charmoso, existem pulos nos quadros de animação, o fazendo parecer com filmes em stop-motion, mesmo sendo um filme em CGI. Junto com várias onomatopeias, blocos de diálogo e viradas de página que nos faz ter a sensação de ler uma HQ em movimento. Não é à toa que ganhou o Globo de Ouro de melhor animação.

Se fosse apontar um problema eu diria que alguns dos “Homens-Aranha” tem menos destaque do que outros, graças a duração do filme. O que é uma pena pois todos possuem um extremo carisma.

Homem-Aranha: No Aranhaverso já é um dos melhores filmes de 2019. Sem dúvida alguma vai cativar os fãs de super-heróis e trazer vários sentimentos aos telespectadores. Mesmo que eu já tenha assistido na cabine de imprensa, estou ansioso para voltar ao cinema e assistir de novamente com os amigos.

Sua estreia norte-americana foi em 14/12/2018, enquanto que no Brasil será em 10/01/2019.

Nota máxima de 5 cookies a esse excelente filme!