Chegando bem a tempo do Natal, a animação original da Netflix Klaus incorpora muito do espírito natalino e é uma ótima pedida para entrar no clima que a festividade evoca!
O desenho animado conta a história de Jesper, uma pessoa mimada que nunca precisou se esforçar na vida e sempre teve tudo do bom e do melhor. Mas o pai rico dá um ultimato e coloca o molenga para trabalhar como carteiro no fim do mundo, e agora o protagonista deve provar o seu valor em um ano numa cidade desolada que aparentemente não tem nada de bom. A chance de sucesso surge quando Jesper conhece Klaus, um recluso lenhador que faz lindos brinquedos, e decide explorar as habilidades deste bem como a inocência das crianças. Felizmente, toda a comunidade acaba sendo tocada pela bondade e gentileza, sendo o ápice dessa mudança justamente no dia de natal.
O filme se trata de uma história de redenção, mas Klaus é mais do que só isso. O traço desenhado carrega o estilo das antigas produções da Disney. Os personagens são carismáticas e os cenários lindos. O Noel do filme é uma abordagem nada convencional: um fortão antissocial, mas que tem o coração tão bondoso que nos permite enxergar a visão romântica que temos da lenda. A emoção rola agora solta e é fácil se identificar com os sentimentos complexos que o roteiro carrega. Ainda, trata-se do primeiro longa de animação produzido pela Netflix.
A história de um egoísta que muda os seus modos graças ao natal não tem nada de novo, mas em Klaus temos outro ponto de vista com uma ótima analogia: aqui, as ações do protagonista são basicamente as mesmas do comércio. Natal, para muitos, pode ser somente uma oportunidade para obter lucro. Ainda assim, esse caso específico de consumismo acaba disseminando bons sentimentos e uma mensagem de paz e amor. O consumismo, por si só, não é algo que recomendaríamos – é o sorriso, o abraço, o amor que resulta dele que importa. O ideal seria apoiarmos opções de presente mais sustentáveis, como o artesanato local, ou ainda mais significativas – como um poema – sem a necessidade de realmente comprar um presente… mas a questão é: o que vale é a intenção – que neste caso é só espalhar felicidade. E talvez, mesmo quem se aproveita da festividade por puro lucro pode aprender o significado e começar a seguir por um caminho mais iluminado.
Klaus é mais do que recomendado e está disponível na Netflix, e não é menos que um presente para os fãs de animação. Merece cinco cookies natalinos, todos enfeitados, debaixo da árvore da Natal!!