De 0 a 100 em um instante; a vida não para, não dá descanso. Se sobrevive aos problemas, aos blocos sendo lançados; na correria, se explode a caixa. A liberdade é certeira, e a conexão com outros mundos é fantástica; nós apreciamos de baixo, e elas devolvem o olhar curioso do reino dévico de cima. A vida não para, mas ela também nunca te deixa sozinho, abra o coração, se joga, confia, continua na correria, mas com seus semelhantes ao seu lado. Ao final, uma completude de expurgos das emoções e sentimentos, aqueles mesmos capazes de conectar todos os seres humanos.   

O Fuerza Bruta é um grupo argentino que há 16 anos traz uma grande inovação na ambientação e imersão nas suas apresentações, as quais reverberam e conectam os receios e expansões de todos aqueles que se permitem experienciar esse espetáculo interativo. O grupo já fez suas performances em mais de 40 países, e agora chega em Curitiba com uma estrutura que deixa a Pedreira Paulo Leminski irreconhecível.

A platéia do espaço vira estacionamento, e a entrada se dá pelos camarotes, que foram transformados em um lounge com música, comidas, bebidas e sorvete para que os visitantes se harmonizem com aquela frequência. Dado o horário de início do show, todos são conduzidos para dentro do palco, o qual foi inteiramente fechado, e que com um jogo de iluminação e gelo seco dá a impressão de estar em um ambiente de fundo infinito. É como se entrássemos num universo de realidade virtual, sendo que a uma hora de apresentação é totalmente interativa, com estruturas móveis entrando em meio do público, assim como os próprios dançarinos. Dessa maneira, vivenciar o show não poderia ser de outra forma: ficamos de pé, e em nenhum momento ficamos cansados. 

Embora todo o espetáculo seja incrível, a parte que mais chama a atenção é da piscina suspensa. Numa estrutura muito resistente, os seres dévicos dessa dimensão pulam, brincam, se divertem e, acima de tudo, fazem barulho para o entretenimento de todos. A piscina sobe e desce, chegando na altura das palmas das mãos do público que consegue tocar nesse véu que separa as duas realidades. Num movimento de elevação, a estrutura se torna um grande refletor, tornando visível todos os rostos conectados nesse mundo colorido, ritmado e explosivo que o Fuerza criou.

Nenhuma palavra é dita, porque nenhuma palavra é necessária. A experiência diz tudo. Os sons, iluminação, performances, a movimentação dos cenários, tudo leva o expectador para outro mundo e prende a atenção de forma completa, mexendo com a imaginação e o coração. Como se fosse um “fora da caixa dentro da caixa”, devido ao espaço montado ser dentro de uma caixa. Uma liberdade de expressão conceitual artística inexplicável. Exemplos que trazem este tipo de dinâmica e sensações foi a apresentação de Lady Gaga no Superbow 2017 e a turnê Glass Spider do David Bowie de 1987.

Para expandir ainda mais a parte sensorial, a gelatier Harley Brandão da gelateria Freddo desenvolveu um sabor especial que leva o nome do grupo, e que mescla açaí e frutas vermelhas com o energético TNT, patrocinador oficial do evento.

Agradecimento a Lucina Bach, HiagoHasselmann, Dienifer Fraga, Planeta Brasil Entretenimento (o principal responsável por trazer este espetáculo sensorial e artístico para Curitiba), e demais envolvidos por possibilitar esta experiência para nós e para todos que passarem pela cidade com a intenção de prestigiar o show.

Quanta gente maravilhosa! Atores e profissionais que unidos fizeram o espetáculo acontecer!

O sentimento é intenso, a força é bruta do interior. A apresentação fica em cartaz até o dia 27 de Outubro, e os ingressos podem ser adquiridos online ou na bilheteria da Pedreira. Vale muito a pena!

[SERVIÇO FUERZA BRUTA]
Ingressos: https://www.aloingressos.com.br/fuerzabruta
Datas: de 22 a 27 de Outubro 2019
Local: PEDREIRA PAULO LEMINSKI – Parque das Pedreiras – R. João Gava, 970 – Abranches, Curitiba