Dando continuidade a IT: A Coisa (2017), IT – Capítulo Dois mostra um cenário onde 27 anos se passaram após o grupo de crianças que enfrentarem Pennywise, a criatura que se alimenta de pessoas utilizando o medo como “tempero” em suas vítimas. A vida dos nossos heróis seguiu em frente, mas a notícia de que o monstro retornou abala a todos eles que então, cumprindo a promessa que fizeram da infância, se reencontram para discutir o assunto e decidir algum plano de ação. Não demora para que todos os seus medos se apresentem como verdade e Pennywise, o palhaço, está pronto para acabar com todos – não sem antes aterrorizá-los o máximo possível! Cabe aos nossos heróis enfrentar, ou pelo menos sobreviver, o pesadelo que achavam já ter esquecido.
Se desta vez o foco da história são as versões adultas das crianças – contando com James McAvoy no papel de Bill e Jessica Chastain como Beverly -, o elenco infantil, que inclui Finn Wolfhard, continua dando as caras através de flashbacks trazendo muito carisma e o nostálgico mundo dos anos 80. Claro, também temos um show de atuação por parte de Bill Skarsgård no papel do aterrorizante Pennywise!
O medo é o principal atrativo do filme e o clima de tensão é constante, com nossos heróis impotentes contra o vilão que domina a cidade por detrás das trevas e se manifesta constantemente para lembrar a todos de sua superioridade. Mas só suspense não é o suficiente e também temos muitos monstros, sangue, desmembramentos e mortes, o que era o mínimo de se esperar de um filme do gênero e neste ponto não decepciona. De fato, o medo constante em filmes baseados em livros é a decepção que estes trazem ao se desviar demais do material original, o que felizmente não é o caso desta vez e as mudanças na adaptação estão mais como complementos para a história.
Para não dizer que tudo é puro terror existem alguns momentos engraçados, especialmente por parte de Richie (Bill Hader), e referências a outros clássicos de Stephen King como O Iluminado (1980) e a minissérie de TV IT – Uma Obra Prima do Medo (1990), além da participação especial do célebre autor dessas obras, o grande Stephen King!
IT – Capítulo Dois é um excelente filme de terror que cumpre muito bem a função de provocar medo no espectador. No entanto, ainda há espaço no roteiro para uma bonita lição de como deveríamos enxergar nossas vidas: costumamos dar atenção demais aos momentos ruins e aos fardos que somos forçados a carregar diariamente, e o preço de tanta negatividade é anularmos os bons momentos e deixarmos as boas lembranças de lado – justamente aquelas que servem para nos tornar mais fortes para enfrentarmos o mundo injusto e tão difícil de se enfrentar. De fato, essa fraqueza nossa só torna as batalhas da vida ainda mais dirigíveis de ser transpostas. Talvez hoje seja um momento para esquecermos um pouco da maldade do mundo e no lugar disso colocarmos um sentimento nobre – tolerância; esclarecimento; amor. E talvez “hoje” seja qualquer momento, até mesmo uma sessão de um filme de terror.
Com direção de Andy Muschietti, IT – Capítulo Dois estreia em 05/09/2019. O filme é recomendado para quem estiver pronto para levar muitos sustos, merecendo 4,5 cookies flutuantes!