O dia foi lindo, de Sol, mas a noite curitibana chegou trazendo um ar frio, que aos poucos se intensificava. As pessoas começavam a colocar seus casacos, tocas, começavam a chegar mais perto umas das outras. No entanto, não tiravam os olhos da tela. Nonato migrou do nordeste e chegou na cidade cheio de fome; testemunhamos ele consumindo em poucos segundos duas grandes coxinhas.

Quando ele aceita uma oportunidade e começa a fazer salgados para a pequena lanchonete, nós sentimos aquele cheiro tão familiar no ar. Nonato tinha uma mão ótima para a cozinha, resultando em coxinhas deliciosas e uma casa cheia. Podemos afirmar essa parte com convicção, porque provamos a coxinha de Nonato: a crocância da massa, juntamente com o recheio temperado na medida certa, nos proporcionou uma experiência incrível, que seguiria com outros pratos e bebidas nas próximas horas.

O Cine Passeio é o novo complexo cultural de Curitiba, o qual chegou para revitalizar a tradição dos cinemas de rua a trazer novas experiencias. A realização da sessão especial de Estômago foi uma delas. Mais conhecidas em países como a Itália, as sessões que envolvem a degustação de pratos sendo cozinhados e servidos na tela do cinema são raros no Brasil. Tivemos a oportunidade de embarcar nessa jornada no sábado, 30 de Março, no terraço do prédio.

A exibição a céu aberto deu início ao projeto Cinco Sentidos. Como Marcos Jorge, diretor do filme e um dos curadores da programação do Cine Passeio, explicou, a ideia do cinema no terraço é fazer uma imersão na cidade. As luzes, os sons, o clima, irão afetar o filme e o público – e a ideia é aproveitar esses aspectos de maneira positiva.

Entre um take e outro, eu olhava para o céu. A noite estava fria, mas o céu permanecia estrelado. De vez em quando, um pássaro ou um avião chamava minha atenção, e isso apenas contribuía para a experiência sensorial sendo oferecida. Assistíamos ao filme, já especulando qual seria o próximo prato a ser servido. Ao final, quando os créditos terminaram de rolar e estávamos provando a famosa sobremesa da narrativa, ainda conseguimos escutar um som distante, porém distinto, proveniente do show de Paul McCartney que estava ocorrendo.

Foto:Cido Marques/FCC

Essa sessão foi de fato muito especial, pois reuniu vários fatores em uma mesma vivência. Estômago foi gravado quase em sua totalidade em Curitiba. Estávamos vendo e sentido a cidade, degustando as comidas mostradas na tela e estivemos acompanhados pela presença da atriz Fabiula Nascimento e a produtora Cláudia Natividade. Arte e realidade se misturavam o tempo inteiro.

O filme é espetacular em seu roteiro, atuações e, principalmente, fotografia. A história que brinca com linhas de tempo e que conta a trajetória de um homem que cresce em dois ambientes diferente por causa da sua habilidade na cozinha é o tipo de trama perfeita para dar inicio a uma nova forma de – literalmente – consumir o cinema. A equipe gastronômica do Cine Passeio fez um trabalho exemplar, materializando os pratos da narrativa e servindo-os nos momentos exatos.

Agradecemos a oportunidade de fazer parte de um evento como esse. A cultura nos une e possibilita inúmeras formas de inteiração. É por isso que amamos o que fazemos. Que venham as próximas projeções especiais! Com certeza serão incríveis!