Os burburinhos já existiam há algum tempo, mas foi em Outubro de 2017 que o projeto foi oficializado ao público: o Nubank começaria a implementar sua conta corrente aos poucos. A empresa mudou completamente a forma das pessoas se relacionarem com o banco e seu dinheiro, oferecendo um sistema transparente, eficiente, intuitivo e sem taxas. Escrevi aqui como o Nubank mudou minha vida, e quais os vários benefícios que ele oferece. Agora, vou contar para vocês como foi meu primeiro mês utilizando a NuConta.

Vocês não imaginam a minha alegria ao receber o e-mail do roxinho me convidando a começar a experimentar essa nova funcionalidade no dia 01 de Dezembro de 2017. Quando o Rewards foi anunciado e implementado aos poucos, demorei alguns meses para poder ativá-lo na minha conta, então fiquei animada em poder utilizar a função de conta corrente basicamente um mês após sua divulgação. Assim que terminei de ler o e-mail, já acessei o aplicativo do Nubank e, em menos de 30 segundos, minha conta corrente já estava criada e ativa. Não sei como irá funcionar para quem se cadastrar a partir de agora, mas para quem já estava usando o cartão de crédito o trabalho é apenas de apertar um botão.

Além da NuConta não cobrar taxas como as transferências por TED, o que mais havia chamado minha atenção dessa função na divulgação de imprensa é que o dinheiro em conta corrente iria render! No mundo das finanças, é dito que o pior investimento que alguém pode fazer é deixar o dinheiro parado na sua conta corrente. Com a NuConta, isso não é nem opção. Como estava ansiosa para ver os resultados desse rendimento, rapidamente fiz um TED do banco Inter (que também não cobra TED) para o NuPagamentos, que caiu em questão de 15 minutos.

Ao longo do mês, o dinheiro que ficou em conta variou entre 500 e 2.500 reais, e o resultado do rendimento foi de 1,96 reais. Não é um valor muito alto, então usar essa função como investimento principal não é das melhores opções. No entanto, considerando que em qualquer outro banco esse mesmo dinheiro não renderia nada, faz com que seja um ótimo bônus. Vale lembrar também que, assim como outros rendimentos, a taxa do IOF diminui de acordo com o tempo que o dinheiro fica parado sem retiradas. Mais uma motivação para pensar seriamente antes de fazer compras que talvez não sejam necessárias…

O TED da NuConta funciona perfeitamente sem cobrar taxas e seus contatos ficam salvos para transferências futuras. Senti apenas falta do aplicativo conseguir agendar a transferência para o dia útil seguinte quando o horário já passou do limite. Há a opção de fazer transferências entre NuContas que eu imagino que sejam efetuadas na hora e sem as limitações dos dias e horários úteis, mas não pude testar essa função por não conhecer ninguém que já esteja usando a NuConta.

Outra área que cresceu na eficiência foi a de pagar a fatura e a liberação de limite do cartão de crédito. Antes, era necessário gerar um boleto para pagar a fatura, que levaria entre um ou dois dias para ser recebido e liberar seu limite. Com a NuConta, você pode pagar a quantidade que quiser na hora que quiser – e seu limite é liberado IMEDIATAMENTE (o Nubank informa que pode demorar até 30 minutos para que o limite seja liberado, mas testei fazer isso seis vezes em lugares diferentes, até mesmo com 4G, e o resultado foi imediato em todas elas).

Como lado negativo, senti falta da função de débito para lugares que não aceitam crédito e de poder pagar boletos. Mas com certeza essas funções serão incluídas em um futuro próximo. Até lá, vale a pena abrir uma conta corrente em um banco digital que não cobre taxas, como o Inter (antigo Intermedium). Estou utilizando-o há cinco meses, e ele completa o Nubank para todas as minhas necessidades. Outra melhoria que a NuConta pode fazer é na parte de seu display da conta corrente, que é acessado da mesma maneira que o Rewards, tocando a parte superior da tela. Essa aba exibe também o saldo atual da fatura, os pontos acumulados e a quantidade de compras dos últimos 30 dias, fazendo com que a informação da conta corrente fique meio solta alí. Mas continuo na certeza que isso também será melhorado com o tempo.

No geral, fiquei bem feliz com a utilização da NuConta, e continuarei explorando-a para trabalhar com meu dinheiro da melhor forma possível. Juntando o rendimento da conta com antecipações de parcelas e uma conta apagada com o Rewards, em dezembro economizei 35 reais. Pode parecer pouco em um mês, mas vai colocando essa quantia mensal num bom CDB pra ver quanto fica no fim do ano. No livro “Os segredos da mente milionária”, o autor afirma que o verdadeiro milionário não é aquele que esbanja dinheiro para todos verem, mas sim aquele que faz escolhas competentes e que economiza em tudo que é possível. O Nubank e a NuConta não fazem mágica, mas abrem possibilidades para que essas escolhas sejam mais fáceis, assim como as economias. Sigo sendo fangirl desse roxinho disruptivo ❤️