Procura-se: Alguém para voltar no tempo comigo. Isso não é uma piada. Você será pago depois que voltarmos. Deve trazer suas próprias armas. Eu fiz isso somente uma vez. Segurança não garantida. É esse anúncio que chama a atenção do jornalista Jeff (Jake Johnson, de New Girl), que resolve fazer uma matéria sobre o suposto viajante do tempo com dois estagiários: Darius (Aubrey Plaza, de Parks & Recreation) e Arnau. Ao chegar em Ocean View, é Darius quem acaba ganhando a confiança de Kenneth (Mark Duplass) e se torna sua companion em treinamento enquanto ele termina todos os detalhes da missão. Enquanto isso, Jeff faz sua própria viagem ao passado emocionalmente e Arnau aprende a aproveitar o presente.
O roteiro foi desenvolvido a partir do anúncio, que foi realmente publicado em 1997, na revista Backwoods Home Magazine. Ele foi feito por John Silveira, que trabalhava na revista e precisava preencher um buraco na diagramação. Silveira faz uma participação na história, e recebe créditos no final do filme como “consultor de viagem no tempo”. Embora a temática sci-fi esteja presente, a trama não é tanto sobre uma máquina do tempo em si, mas sobre pessoas presas ao seu passado. Com os produtores de Pequena Miss Sunshine, a história retrata muito bem as dificuldades do passado dos personagens, suas amarguras quanto ao presente, e uma forma de melhorar seu futuro – com máquinas do tempo ou não.
Diferente de várias produções de 2012, a preocupação principal do filme é com a história sendo contada – tendo uma fotografia bonita de bônus. Então nada de efeitos especiais ou segmentos inovadores. Para manter o espectador envolvido na trama, a escolha do elenco foi essencial. Jake Johnson faz bem aquele cara que gosta de vangloriar sua vida, mas que tem problemas emocionais. Mark Duplass convence com seu personagem ansioso paranóico que deixa a dúvida se ele é um gênio ou um louco. E Aubrey Plaza leva o peso do filme em suas costas sem problema algum. Ela mantém a pose de garota estranha que lhe cai muito bem, e mostra ser capaz de fazer cenas emocionais naturalmente.
Safety Not Guaranteed é uma comédia dramática com um toque sci-fi que merece ser vista. Embora não seja tão poderoso quanto Pequena Miss Sunshine e possua alguns aspectos que poderiam ter um desenvolvimento melhor no roteiro, a história traz uma mensagem significativa. O filme estreou no Festival de Sundance em Janeiro, e saiu nos cinemas americanos dia 8 de Junho. Já no Brasil, não há previsão para a estreia. Se tivermos “sorte”, pode ser que aconteça como À Prova de Morte, que apareceu nas telonas nacionais 3 anos após sua premiere na grande maioria dos outros países. Mas se você não quiser esperar uma eternidade para descobrir se Kenneth realmente construiu uma máquina do tempo, sugiro ser um pouco criativo. Vale a pena.