“Março de 2020. Início da quarentena.” Não, não é a legenda inicial de alguma ficção científica pós-apocalíptica… é a nossa vida real. Na segunda quinzena de Março, o Brasil iniciava uma quarentena, e nela estamos até agora. Mas seguimos na confiança de que tudo isso VAI PASSAR. Em todo o globo terrestre, o setor cultural foi um dos mais afetados pela pandemia, e é perfeitamente compreensível que os locais destinados à diversão tenham fechado suas portas por determinações governamentais. Afinal, agora não é hora de confraternizações, mas cada um de nós sabe o quanto isso faz falta…

Quem aí não está com saudade de sair de casa com o único intuito de se divertir, se encontrar com os amigos no shopping, comprar pipoca, refrigerante, se sentar na sala escura, se encantar com o filme nela projetado, e sair feliz, conversando sobre a obra que acabou de ver? Pensando nisso, exibidores, distribuidores, produtores e parceiros da indústria cinematográfica estão envolvidos em um projeto nunca antes visto na história, de preparação e implementação da retomada do cinema no Brasil, o #JuntosPeloCinema!

Esses profissionais envolvidos estão fazendo a ponte entre os vários segmentos do ramo, visando garantir que a reabertura das salas, quando for autorizada, seja plenamente satisfatória para o público, respeitando os protocolos de segurança e garantindo o bem-estar de todos os frequentadores.

A Flix Media, empresa especializada em comercialização de espaços publicitários no cinema, tem mediado as ações, e rapidamente diversas outras empresas aderiam ao projeto. Esse esforço coletivo de mais de 200 profissionais em prol do cinema, além de oferecer o melhor ambiente possível para o público, COM TODA A SEGURANÇA, busca também preservar os milhares de empregos ligados à essa indústria, e sabemos que são muitos, desde o contrarregra no set de filmagem até o recepcionista na sala de exibição.

A campanha #JuntosPeloCinema está dividida em três fases. A primeira é esta, que acabou de começar, ainda com as salas fechadas. Mais de 300 veículos de mídia estão abrindo espaço para divulgar o vídeo oficial da campanha, que foi realizado pela agência e produtora La Unión. É claro que o Serial Cookies tem o prazer de também exibi-lo, e o vídeo é este que você confere abaixo. Veja, e seja sincero(a), ele não lhe traz agradabilíssimas recordações?

Na segunda fase, quando a reabertura das salas já estiver iminente, terá início a comunicação ao público acerca dos novos procedimentos de segurança que acompanharão toda a jornada do espectador dentro do espaço do cinema. A Federação Nacional das Empresas Exibidoras de Cinema (Feneec), os sindicatos estaduais, seus associados e a Associação Brasileira de Multiplex (Abraplex) tem sido entidades fundamentais para essa divulgação de diretrizes e aplicação de protocolos, sempre em conformidade com as autoridades.

Na terceira fase, quando os cinemas finalmente reabrirem, o movimento #JuntosPeloCinema oferecerá um conteúdo muito especial: o Festival De Volta para o Cinema, idealizado por ninguém menos do que o crítico, apresentador e curador Érico Borgo, em parceria com distribuidores e exibidores, nacionais e estrangeiros, um projeto único na história do nosso cinema. Eles conseguiram os direitos e as cópias digitais de filmes que emocionaram os brasileiros ao longo dos anos. São clássicos, sucessos de público e crítica que ficarão em cartaz, em paralelo com os lançamentos, durante as duas primeiras semanas após a reabertura.

“O cinema sempre fez parte da minha vida, e no âmbito profissional foi graças a essa paixão que consegui muito do que conquistei. Fazer parte desse movimento único na história, o #JuntosPeloCinema, e auxiliar no retorno do público a essa experiência sem igual através do Festival De Volta Para o Cinema é uma honra que carregarei para sempre.”

– Érico Borgo

E estes são apenas alguns dos muitos parceiros envolvidos neste projeto: AdoroCinema, AXN, Cineclick, Cinepop, Flix Media, Folha de S.Paulo, Globo Filmes, Ingresso.com, Omelete, RedeTV!, SBT, Spotify Brasil, Telecine, Band, UOL, Veja, Velox Tickets, Viacom/CBS, Webedia, Cinemark, Cinesystem, Cinépolis, Kinoplex, UCI Cinemas, Paramount Pictures Brasil, Paris Filmes, Sony Pictures Brasil, Universal Pictures Brasil, Warner Bross. Pictures Brasil e, é claro, o Espaço Z, a agência de marketing responsável (entre diversas outras atividades culturais) pelas cabines de imprensa dos lançamentos nos cinemas em Curitiba e também em outras capitais do Brasil. Apoio Institucional: Academia Brasileira de Cinema, Ancine, Ministério do Turismo e RioFilme.

Então, continuemos focados na nossa segurança, mentalizando positivo para o fim da pandemia e para a normalização de nossas vidas e… em breve, teremos o prazer de nos reencontrarmos de novo, sentirmos as muitas emoções que a telona pode nos proporcionar e, ao final da sessão, comemorarmos a alegria de estarmos, de novo, #JuntosPeloCinema!

Conheça o site oficial do #JuntosPeloCinema e fique ligado(a) para mais novidades, em breve…

Também em breve, queremos ver escrito: “chegamos ao final da quarentena, e o vírus foi vencido!”