28 de Agosto é um dia muito especial, pois a saga Power Rangers celebra hoje 25 anos! E quem acompanha o Serial Cookies sabe que somos muito fãs dos heróis de trajes coloridos e que há diversas matérias, tanto aqui no site quando no nosso Canal do Youtube, relacionadas. E para comemorar esta Bodas de Prata trago para vocês um Top Cookies muito especial pois é colaborativo com o César Filho do Blog Daileon e do Jbox! Juntos montamos uma lista com os 5 episódios mais marcantes em Power Rangers até o momento (1993 – 2018).
Peguem seus morfadores, capacetes e zords e vamos lá!
5 – “Ajudando um Amigo” (A Friend in Need)
Episódios 1 a 3 da terceira temporada de Mighty Morphin Power Rangers
Este foi o arco triplo que lançou Masked Rider (ou Cavaleiro Mascarado na dublagem clássica) antes da estreia de sua série própria. O episódio teve total ligação com Alpha 5 que soube que o Planeta Edenoi, sua terra natal, havia sido devastado por Conde Dregon. Tommy, Rocky, Adam, Billy e Aisha viajam até o planeta e unem forças com o Príncipe Dex e seus amigos para lutar contra o exército de Dregon. Enquanto isso, Kimberly havia ficado na Terra para se recuperar de sua gripe e teve que lutar contra Repellator, o monstro da semana enviado por Lord Zedd e Rita Repulsa. E sem contar que a dupla trapalhada Bulk & Skull planejava derradeiro plano para descobrir a identidade dos Power Rangers. “Ajudando um Amigo” foi o primeiro crossover da franquia e serviu para promover a estreia da Saban’s Masked Rider ainda em setembro de 1995. Curiosamente, o triplo episódio foi exibido pela primeira vez na Globo numa manhã de domingo como um episódio estendido (suprimindo as cenas de Bulk e Skull) e na mesma época em que Kamen Rider Black RX (contraparte original do então novo herói) era exibido pela extinta Rede Manchete. Roteiro de Shuki Levy e Shell Danielson e direção de Worth Keeter.
4 – “Ajuda do Futuro” (Reinforcements From The Future)
Episódios 24 e 25 de Power Rangers Força Animal
Wes e Eric rastreiam a presença de três Mut-Ogros. O caso levam a dupla dos Guardiões de Prata a se unirem aos Rangers da Força Animal. A origem dos Mut-Ogros tem ligação com a era dos Rangers da Força do Tempo e isso faz com que o vilão Ransik retorne. Dirigido pelo competentíssimo Koichi Sakamoto (o mesmo de Ultraman Geed e Space Squad), esse foi um dos encontros mais legais entre duas equipes e foi um duplo episódio original, uma vez que não houve um crossover focado entre Gaoranger (versão original da Força Animal) e Timeranger (original da Força do Tempo). Partes dos visuais dos Mut-Orgros foram uma verdadeira “quimera” de outros vilões da franquia. Destaque para a volta triunfal de Jen (Erin Cahill arrasa no papel de líder ao melhor estilo de Sakamoto) e para o desfecho de Ransik.
3 – “O Fim do Tempo” (The End of the Time)
Episódios 38 ao 40 de Power Rangers Força do Tempo
Triplo episódio final da temporada de 2001. Ransik prepara seu ataque final à cidade Silver Hills. Alex, o Ranger vermelho original da Força do Tempo, ordena que Wes fique no seu tempo enquanto os outros quatro Rangers voltem para o futuro. O momento decisivo é acirrado, pois Alex pretende apagar a memória de Jen e sua equipe, enquanto Wes (Ranger Vermelho) e Eric (Ranger Quantum) tem que lidar com o caos no tempo presente causado por Frax e seu robô gigante Doomtron. O final segue praticamente o mesmo destino da série original Timeranger (de 2000). Porém alguns pontos tiveram desfechos independente como o destino de Eric, por exemplo, que não repetiu o mesmo fim de Naoto Takizawa/Time Fire, sua contraparte original. Episódio dirigido por Koichi Sakamoto e roteiro de Judd Lynn e Jackie Marchand.
2 – “O Poder Rosa” (The Power of Pink)
Episódio 31 de Power Rangers na Galáxia Perdida
Após a derrota dos Psycho Rangers pelas equipes de Leo (Galáxia Perdida) e Andros (no Espaço), apenas a Psycho Rosa sobrevive e planeja vingança contra as Rangers Rosa. Kendrix descobre a localização de uma antiga espada e mais poderosa que os Sabres Quasar. Junto com Cassie, Kendrix se envolve numa batalha mortal contra Psycho Rosa. Escrito por Judd Lynn e dirigido por Ryuta Tasaki (que também trabalhou na série original Gingaman e além de ser um nome importante das séries Kamen Rider), “O Poder Rosa” é um episódio lembrado por ser o mais trágico de Power Rangers até então. A morte de Kendrix se deve pela saída de Valerie Vernon para entrar em tratamento contra a leucemia. A atriz foi creditada até o fim da temporada e foi substituída no episódio seguinte por Melody Perkins, que reprisava o papel de Karone (da temporada anterior) e assumiu o codinome de Kendrix.
1 – “Contagem Regressiva para a Destruição” (Countdown to Destruction)
Episódios 42 e 43 de Power Rangers no Espaço
Arco final da temporada fechou o ciclo dos primeiros seis anos da franquia. Antigos vilões como Rita Repulsa, Lord Zedd, Rei Mondo e Divatox retornam. Os antigos heróis Zeo Ranger Dourado, Centurião Azul, Ranger Fantasma e o quinteto Alien Rangers também aparecem. Os eventos (que voltariam a reaproveitar as cenas de ação peliculadas de Ohranger, versão original de Power Rangers Zeo) culminaram na revelação pública dos Power Rangers e na morte de Zordon. Um verdadeiro divisor de águas que inaugurou a tradição de usar novos elencos para cada temporada. A Aliança do Mal formada no episódio havia sido mencionada em Power Ranger Turbo, quando o Centurião Azul trouxe uma mensagem do futuro avisando sobre o evento que aconteceria no ano 2000. Provavelmente a invasão foi antecipada (para 1998) por alguma alteração no tempo. Enfim, este foi o episódio mais importante da era clássica e também da temporada que serviu de transição para a franquia Power Rangers no final dos anos 90. Episódio assinado por Judd Lynn e Koichi Sakamoto e dirigido por Jonathan Tzachor.
Bônus: “Eternamente Vermelho” (Forever Red)
Episódio 34 de Power Rangers Força Animal
E aqui vai uma menção honrosa a um dos episódios mais lembrados pelos fãs. “Eternamente Vermelho” foi o primeiro episódio comemorativo dos Power Rangers. Os dez anos da franquia reuniram dez Rangers Vermelhos. Cole é recrutado para uma missão especial onde ele se encontra com seus antecessores. Afim de reerguer o Império das Máquinas, o General Vendix e seus vassalos pretendem reativar o Zord Senpertera que estava escondida na Lua. Astros principais como Jason David Frank (Tommy), Austin St. John (Jason) e até Paul Schrier (Bulk e Jason Narvy (Skull) reprisam seus papeis de origem. Steve Cardenas (Rocky) e David Bacon (Aurico) foram os únicos atores de Ranger Vermelho a não retornarem. Este último foi substituído por Christopher Gleen que apenas emprestou a voz ao líder dos Rangers de Aquitar. Curiosamente, o quinteto-vilão liderado por Vendix tiveram trajes reaproveitados de personagens de Big Bad Beetleborgs e Beetleborgs Metalix (versões americanas de B-Fighter e B-Fighter Kabuto, respectivamente) e alguns personagens ganharam vozes de antigos astros de Power Rangers como Archie Kao, Walter Jones e Catherine Sutherland. Apesar de alguns erros de dublagem, “Eternamente Vermelho” é um ótimo episódio para ser rever na Netflix nestes 25 anos de Power Rangers. Roteiro de Amit Bhaumik e direção (dele novamente) Koichi Sakamoto.
OBS: Tem post comemorativo no JBox no qual participei a convite do César, ao lado de muitas outras pessoas incríveis (confiram clicando aqui) e um post especial dos 25 anos no Blog Daileon no seguinte link!
Foi ótimo trabalhar com você nesse post comemorativo. Obrigado pelo convite. Que venham mais colabs como essa em breve. Let’s Rocket!
Isso aí César =D Que venham muitos outros! =D Esta nossa seleção ficou demais!
Muito boa a seleção de episódios
Que bom que curtiu! Selecionamos episódios que além de marcantes para as suas temporadas dão um show de roteiro =D