Recentemente o serviço de streaming Netflix adicionou ao seu catálogo a excelente animação japonesa Mazinger Z! O robô gigante dispensa apresentações, pois já falamos dele aqui. Entretanto, esse não é o único exemplar do gênero que pode ser conferido no Netflix, e entre as opções se encontra Tengen Toppa Gurren Lagann! A série, produzida em 2007, não só é indispensável para os fãs de robôs como também carrega uma importante mensagem da qual precisamos mais do que nunca!

A animação japonesa em questão nos coloca num mundo onde a humanidade habita e sobrevive no subsolo do planeta, até que o jovem Kamina se levanta e decide que precisa e merece muito mais do que somente isso. Felizmente, ele cruza caminhos com Simon, que se torna seu parceiro e eventualmente conseguem atingir a superfície ensolarada… onde encontram um mundo governado por bestas que desprezam a humanidade. Com a ajuda do robô Gurren Lagann e de mais humanos rebeldes, logo formam uma resistência que luta pelo direto de viver sob o Sol.

Como todo bom Super Robô, o poder de Gurren Lagann é a extensão do coração dos pilotos – sempre dispostos a alcançar seus objetivos enquanto protegem e se sacrificam pelo próximo. Obviamente os inimigos atacam com cada vez mais força, exigindo o mesmo dos heróis que nunca deixam de demonstrar a capacidade humana de superar as dificuldades – o que progressivamente desbloqueia novas habilidades da máquina, que se nivela ao amadurecimento dos indivíduos no controle. Desde o início os protagonistas enfrentam o conformismo e uma tradição de subestimar o próprio potencial, enquanto os inimigos controlam o destino dos homens por meio do medo, da desinformação e da ignorância. Claro, apesar do mal se valer de todo tipo de vantagem, seu plano de manter a humanidade controlada vem justamente da consciência do poder das pessoas.

Kamina, Simon e Gurren Laggan não hesitam em detonar os robôs inimigos, mas acima de tudo, pregam que não há nada que a humanidade não possa alcançar e o limite é somente o desejo de cada indivíduo. Claro, o elenco de apoio também faz bonito e além de carismáticos também demonstram coragem, nobreza e heroísmo trabalhando juntos pelo bem comum.

Finalmente, a lição que fica é de só é preciso de uma pessoa com coragem para que se inicie uma revolução – não contra um governo em si, mas contra uma ditadura social arcaica e obsoleta que perpetua sofrimento e infelicidade enquanto limita o crescimento pessoal, emocional e espiritual do ser humano. Inevitavelmente aqueles com corações alinhados se juntarão à luta em busca de novos horizontes.

Tengen Toppa Gurren Lagann é uma animação japonesa de um nicho talvez não tão popular no Ocidente quanto mereça, mas não podemos deixar de recomendar – com o desejo de que sua mensagem de superação seja absorvida, compartilhada e amplificada para o maior número de pessoas. Essa é nossa luta. E como diria Kamina: Fight the Power!