Godzilla II: Rei dos Monstros, além de um excelente filme – como discutimos aqui (link) – está recheado de pequenos detalhes e muitas referências que exploram a franquia de monstros gigantes japoneses! Entretanto, 5 destas não podem ser ignoradas! Obviamente, muitos SPOILERS à frente:

5 – Monstros gigantes são deuses

mostrar o culto à Mothra

Godzilla II trata os monstros gigantes como se fossem deuses de tempos muito antigo! Pode até não ser muito comum esse título para a maioria, mas o conceito se aplica sim a alguns monstros, especialmente Mothra – que é cultuada por uma civilização e invocada quando algum perigo ameaça o seu povo, ou ainda toda a vida do planeta!

4 – O Monstro misterioso!

poster de Godzilla vs Monstro Zero

Já em seu início, o filme traz o mais maligno de todos os kaijus: o Monstro Zero! No filme de 1970, Godzilla vs Monster Zero (versão americana), Godzilla e Rodan são transportados para o planeta X para enfrentar o terrível vilão. Claro, logo descobrimos que se trata de King Ghidorah.

3 – O Destruidor de Godzilla

A arma mais letal criada pela humanidade capaz de matar até Godzilla, o Destruidor de Oxigênio, não é estranho nos filmes japoneses. De fato, parte do drama do primeiro filme de 1954 é a utilização da bomba e os dilemas morais de trazer ao mundo um terror ainda maior que monstros gigantes!

2 – O querido Doutor

Doutor Serizawa, que já havia aparecido no filme de 2014, carrega o sobrenome de ninguém menos que o cientista do primeiro filme que criou o Destruidor de Oxigênio! E ainda que as razões sejam diferentes, o destino da personagem é o mesmo: sacrificar-se pelo bem da humanidade.

1- Massa crítica

Um dos terrores da energia nuclear é quando o material radioativo não suporta a própria força e explode gerando uma catástrofe. Basta conferir a triste história de Chernobyl. Sendo Godzilla um monstro radioativo, este não está isento de tal condição, assim como acontece em Godzilla II. O suspense e angústia de ver o herói nessa situação não pode ser menor, afinal, em Godzilla vs Destroyah (1994), essa foi a causa da morte do Rei dos Monstros, e não daquelas que são revertidas no próximo ano com uma sequência que milagrosamente ressuscita o protagonista: essa foi a despedida de Godzilla e a franquia, que em seu aniversário de 40 anos entrou em hiato por anos.

Vale lembrar que Godzilla II ainda tem muitas pequenas referências e, com seu roteiro que aborda assuntos importantes, não se trata só de um filme com criaturas se enfrentando, mas também de uma vitrine da história do cinema, da cultura pop, e da paixão que temos pelo Rei dos Monstros!


Complementando todos esses assuntos por trás da narrativa, amanhã (04/06/19), às 21h00, o Serial Cookies vai participar de uma live no canal do Resistência Tokusatsu, ao lado de outros convidados, como César Filho do Blog Daileon, Caio Catarino da Rádio Geek e Thiago AP do Clube Rider, para conversarmos sobre o filme Godzilla II! Aguardamos vocês!